26 de outubro de 2008

Farfalle à Boscaiola



Este prato de pasta outonal é muito saboroso. Usei farfalle, mas podem substituir por penne, como aconselha a Karine na receita que me inspirou. Um clássico delicioso da cozinha italiana...

Ingredientes para 4 pessoas

- 350 g de massa farfalle (lacinhos)
- 6 fatias finas de bacon (sem courato)
- 2 dentes de alho descascados
- 1 alho-francês cortado em meias-luas finas (parte branca)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 300 g de cogumelos frescos tipo champignon cortados em quartos
- 60 ml de vinho branco seco
- 4 colheres (sopa) de natas
- 75 g de queijo pecorino ralado finamente (ou queijo manchego)
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 1 haste de tomilho
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Levar a massa a cozer al dente num grande volume de água a ferver temperada de sal.

Aquecer o azeite numa frigideira antiaderente. Refogar os dentes de alho e as meias-luas de alho-francês por 5 minutos, mexendo com frequência para não deixar queimar. Adicionar os cogumelos e saltear por uns minutos.

Grelhar as fatias de bacon em seco noutra frigideira até ficarem douradas e estaladiças. Cortar as fatias de bacon em tiras e juntar ao preparado anterior.

Regar com o vinho branco e deixar evaporar. Adicionar as natas e levar a ferver. Juntar a haste de tomilho e deixar fervilhar em lume brando por 10 minutos.

Adicionar 2/3 do queijo ralado e a salsa picada. Temperar com sal e pimenta. Juntar a massa previamente escorrida e misturar muito bem.

Transferir para uma travessa funda e aquecida. Polvilhar com o queijo ralado restante e servir de imediato.

Mais receitas com massa aqui

Alho-francês : Alho-porró - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino - Massa : Macarrão

13 comentários:

  1. como adoro massa, nao me importava que esse prato fosse o meu almoco hoje ;-)

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro essa massa, acho o formato dela muito alegre, e a receita é maravilhosa!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bem esta massa tem um aspecto delicioso... Já decidi o meu almoço :)
    bjinhus

    ResponderEliminar
  4. Elvira,

    o seu blog está maravilhoso com todas essas receitas italianas.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Linda e deliciosa como sempre essa receita, querida.. amei!!!
    Beijoss

    ResponderEliminar
  6. Um prato simples e sofisticado!
    Deve ficar delicioso...
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  7. a minha massa preferida é o PENNE!! Mas o farfalle é lindo e adoro usar em saladas !!!
    bom domingo

    bj

    ResponderEliminar
  8. Ultimamente ando numa onda de massas... é uma refeição que aprecio muito :)

    ResponderEliminar
  9. Fiquei com vontade de prepará-la, mas como não tenho a massa, vou comprá-la e testar eesa delícia. Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Olá =)
    Adoro massa, adoro cogumelos, adoro tudo!
    Parabéns por mais um prato de fazer crescer água na boca...

    beijinho

    ResponderEliminar
  11. Se é massa, eu gosto. Adorei a combinação =)

    bjs, boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Me abriu o apetite! Adoro farfalle!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  13. achando a Elvira digna representante de todas
    as blogueiras de receitas, gostava de lhes
    dizer, obrigada. Võces tem um coração generoso.
    Bjs

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !