26 de março de 2008

Cogumelos e ervilhas com queijo



As primeiras ervilhas da estação começaram a aparecer e eu gosto imenso delas. Estas, fresquíssimas, vieram do quintal alentejano dos meus sogros. Acho que as ervilhas dão um toque verde e primaveril a tudo. Uma receita simples e boa que tanto pode ser servida como acompanhamento, petisco ou até prato vegetariano, dependendo das quantidades...

Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de cogumelos frescos tipo champignon
- 1 colher (chá) de alho picado finamente
- 200 g de ervilhas frescas ou descongeladas
- 1 pedaço de queijo emmental (200 g)
- 100 ml de vermute seco (ou porto branco seco, xeres branco seco...)
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (chá) de mangerição picado finamente
- sal & pimenta

Preparação

Cortar o pedaço de queijo em lamelas finas e reservar.

Limpar muito bem os cogumelos com o auxílio de um pano ou de papel absorvente, removendo a parte terrosa dos pés. Cortar os cogumelos em quartos.

Aquecer 2 colheres (sopa) de azeite numa caçarola e saltear os cogumelos juntamente com as ervilhas e o alho picado por 6-7 minutos. Temperar com sal e pimenta.

Regar com o vermute e deixar fervilhar por 6-8 minutos, sem cobrir, até o líquido evaporar.

Juntar o azeite restante e as lamelas de queijo. Polvilhar com o mangericão picado e envolver delicadamente.

Transferir o preparado para um prato fundo e servir de seguida, acompanhando com pão de alho.


Pimenta : Pimenta do reino

7 comentários:

  1. deve ter ficado uma delícia...
    bjs ;)

    ResponderEliminar
  2. Hoje também comprei ervilhas bem fresquinhas... estou ainda a pensar como as vou usar!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Que maravilhoso sabor têm as ervilhas acabadinhas de colher.

    Essa receita está muito original e apetitosa, agrada-me bastante a adição do queijo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Elvira que delícia...adorei mesmo.
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  5. as ervilhas da minha horta ainda estão longe de poderem ser colhidas, mas as favas acho que já dá para apanhar na próxima semana..
    como sempre adorei este teu prato!

    ResponderEliminar
  6. também sou fã dessas verdinhas gorduchas, Elvira! Adoro o sabor adocicado e o colorido que ela empresta aos pratos...
    beijocas da Foca

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !