8 de março de 2008

Awards, prémios, selos e afins...


Getty Images

Agradeço todos os blogueiros queridos que me têm condecorado com chuvas de selinhos, prémios, awards, etc. ou convidado para responder a memes (não culinários). Sei que são apenas provas de carinho e nada mais.

Todavia, queiram desculpar-me mas resolvi não prolongar mais essas correntes que aparecem na blogosfera dia sim dia não. Quando chegam a nós, os prémios são geralmente atribuídos com as melhores intenções do mundo, mas de princípio só serviram para promover os blogs das pessoas que os criaram, dando-lhes links quase forçados de imediato e colocando-os assim nas classificações da Technorati e afins. É uma forma de spam como outra qualquer... Além do mais, quando ando sem tempo - como é o caso neste momento - acabo por esquecer quem me nomeou ou para quê e prefiro postar uma receita (afinal, é o âmbito deste blog) que perder tempo a baralhar-me penosamente nos links de quem me elegeu, etc. Já repararam que são as postagens mais demoradas que publicamos e que não têm qualquer tipo de interesse para as pessoas que nos costumam visitar e que nem sequer escrevem em blogs (a maioria dos nossos leitores)...?

Quando apreciamos um blog e/ou o seu autor, não precisamos de selos ou prémios para lhe demonstrar a nossa amizade. Bastam umas visitas e uns comentários de vez em quando - estes não devendo ser sistemáticos só porque também queremos comentários em troca nas nossas postagens (há pessoas que nem se dão ao trabalho de ler o que escrevemos mas que nos gratificam de elogios rasgados só para nos incentivar a comentar nos blogs delas... A qualidade de um blog não se mede ao número de comentários que soma, e comentar nunca deve ser uma obrigação para ninguém).

O que acham...? Julgo que não me estou a enganar se disser que quase todos pensamos a mesma coisa...? ;-)

Desejo um feliz Dia da Mulher a todas as minhas visitantes. Beijinhos.

26 comentários:

  1. Como sabes, não tenho por hábito dar prémios, pois acho que criam sempre uma espécie de injustiça. Acho que de todos os blogues retiramos algum ensinamento. Foi um dos motivos que me fez querer ter um blogue, passar algumas das coisas de que gosto e que acho que sei fazer. Essa partilha para mim é suficientemente compensadora. A única vez que dei prémios foi uma espécie de agradecimento aos blogues que tinham sido fundamentais para que eu decidisse criar o meu próprio blogue (nessa altura confesso que não conhecia nem 1/4 dos blogues que hoje frequento).

    Embora já tivesse uma desconfiança, ainda não tinha a certeza absoluta dessa história dos prémios serem uma espécie de spam...agora ainda estou mais convicta da minha posição!

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Bem haja, Elvira!
    Finalmente alguém com coragem para dizer o que eu pensava.

    Bom fim-de-semana!

    (apesar de um pouco ausente continuo a visitar este delicioso cantinho)

    ;-)

    ResponderEliminar
  3. Eu estou totalmente de acordo. No entanto aqui entre nós habitua-te o prémio "blog de culinária mais inspirador", atribuído ao blog de culinária cujas receitas mais nos levam à acção.. Já cozinhei mais receitas da Elvira do que de todos os livros que tenho juntos...

    ResponderEliminar
  4. Elvira, me asocio a tus palabras si me lo permites... Yo ni siquiera he tenido tiempo o ganas de ponerme a escribirlo con tanta claridad como vos. No me gustan las clasificaciones, ni la vanidad de los que solo quieren mostrarse, pero es algo muy humano, cierto?
    Irónicamente, estoy por publicar (todavía no lo he hecho) un post, a raíz de una invitación a elegir una poesía. Y me he inclinado por una en tema culinario, como hizo quien me ha invitado. Sin intereses de links, te invito, cuando tengas tiempo o ganas y si se da la oportunidad, a elegir vos también una poesía, la que te inspire.
    Beijinhos, con toda mi estima,
    Marcela

    ResponderEliminar
  5. Pois é, Elvira, tive a sensação e agora está confirmada...como eu já fiz, brincadeiras são boas, qdo nos 'forçam' a participar daí é que é outra história...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Em primeiro lugar parabéns a todas as mulheres.
    E depois parabéns a ti, Elvira pela coragem que tiveste em falar sobre este assunto.
    Já à algum tempo comentei que este tipo de prémios serve simplesmente para promover os blogs. Quando recebi o prémio, senti que era uma grande injustiça para todos os outros blogs que visito quase diariamente e que não poderia nomear (devido às regras). Por outro lado senti que se não nomeasse ninguém, não estaria a dar a devida importância a quem me premiou.
    Para terminar só quero dizer que concordo contigo quando dizes que não são necessários selos e prémios para demonstrar a nossa estima.
    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  7. Concordo com você querida! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. É assim mesmo, MULHER.
    Sou apaixonada por culinária, viciada em leituras de blogs mas não acho piada nenhuma a esses prémios, nomeações, etc. Mas hoje, dia da mulher (será?) venho atribuir o meu prémio pessoal para uma blogueira muito especial para mim - a dona do Elvira's Bistrot.
    PARABÉNS, Elvira, pelo seu blog, pela sua maneira de ser mulher e cidadã, pelas suas receitas e ensinamentos que tão generosamente compartilha. Foi através do seu blog que fiquei a conhecer este mundo culinário e que me viciou. Obrigada por tudo isso e permita-me que aqui felicite todas essas/es blogueiras/os que visito diariamente e nem sempre comento ou agradeço. A todas as MULHERES a minha homenagem
    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigada, queridas amigas! :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Elvira minha querida, concordo com você, se tivesse uma forma de eu colocar aplausos aqui para você o faria.
    Algumas brincadeiras são divertidas, mas outras... Eu geralmente posto a brincadeira, mas não a passo para frente, justamente para ficar um ciclo sem fim. Gostaria até lhe pedir permissão para publicar este teu texo lá em meu blog, gostei mesmo.
    Outra coisa que você disse é em relação aos comentários, fico muito triste também quando percebo que as pessoas só comentam esperando uma troca de comentários!
    Beijos e ótimo final de semana!

    ResponderEliminar
  11. Também concordo, fazer esse tipo de brincadeira (vulgo meme) é até legal, caso agregue valor e/ou crie uma discussão saudável.

    Troca de links é fundamental, mas só se tiver relevância. :)

    Parabéns pelo dia da Mulher! =D

    ResponderEliminar
  12. Elvira, posso por meu nome em baixo desse seu texto, pois concordo palavra por palavra com exatamente tudo o que voce escreveu. Eu nao participo de memes e de correntes e adotei a regra pessoal de comentar so quando tenho algo a dizer. E hoje tenho algo a dizer pra voce: obrigada e parabens! :-)

    um beijo,

    ResponderEliminar
  13. Sim, querida Nani. Pode colocar o texto no seu blog. Esteja à vontade. :-)

    Beijos.

    ResponderEliminar
  14. eita Elvira, concordo super com você...não conseguiria colocar em palavras tão bem como você, mas concordo mesmo!
    Ainda me concidero nova nas atividades da cozinha e também dos blogues e não quero deixar ninguém com uma má impressão, mas também o objetivo acaba se perdendo se mudamos o foco com spans e outros.... eu tenho outro blog para assuntos + pessoais e nele talvez caiba algo assim...
    Feliz dia da mulher! te admiro , uma grande e forte mulher!!! bjs dani

    ResponderEliminar
  15. Oi Elvira, parabéns por tudo o que disse. Sabe, eu recebi um prêmio e fiquei muito feliz pois como estava postando a bem pouco tempo e sempre via outros blogs recebendo, fiquei lisonjeada e passei o prêmio a outras pessoas e minha surpresa foi, quando uma amiga que dei o tal prêmio me disse que eu não ficasse chateada mas que ela não iria colocar o prêmio pois o conteúdo do blog que estava inscrito no prêmio era horrível, fui verificar e também não gostei nada do conteúdo, retirei o link do meu blog e a postagem, mas fiquei muito triste pois acabei promovendo e indicando a outras pessoas um blog que não aprovava... bem mas aprendi a lição. Tem coisas que parecem muito legais e não são, vem carregadas de más intenções.
    Bjos, Lú.

    ResponderEliminar
  16. Elvira,
    Faz pouco tempo que participo do "Cozinhas do Mundo" e não sabia que existia uma movimentação tão grande de Blogs de Culinária.
    Quanto aos "prêmios", confesso que me senti um pouco intimidada e agora, ao ler seu relato, sinto um grande alívio, pois concordo plenamente com tudo o que disseste.
    Eu escrevo o meu Blog como uma distraçao, como uma coisa que curto fazer, enquanto ainda tenho certo tempo livre, mas sem o compromisso de "competir" com as amigas.
    Cada um é único e tem suas próprias idéias, nunca vai agradar a todos. Eu acho legal que cada Blog seja bem diferente um do outro.
    Acho que os comentários devem ser espontâneos, sem dúvida. E são sempre bem-vindos para sabermos se estamos sendo úteis em relação aquilo que passamos.
    Tento visitar quem me visita para que possamos nos conhecer e ao trabalho uns dos outros. Tenho aprendido bastante, que é o meu objetivo principal.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  17. Não podia estar mais de acordo!!!! Qd visitamos um blog... fazemos-o pelo contéudo e pelas novidades que eles possam conter e não para ver a atribuição de prémios por tudo e por nada!!.... os blog realmente bons acho que todos temos noção quais são e depende do gosto pessoal de cada um... cada blog tem o seu estilo, mas isso é que marca a diferença de blog para blog e o torno único!!!.... em relação aos comentários tb concordo plenamente....comentar por comentar acho que não vale a pena... qd gostamos verdadeiramente do que lemos ou do vemos merece o comentário, nem que seja para dizer apenas e só.."gostei!".... Resumindo gostei verdadeiramente do que escreves-te!

    ResponderEliminar
  18. Totalmente de acordo, Elvira! Mesmo ignorando que os prémios são uma forma de spam, eu nunca os coloquei no meu blog; cheguei inclusivé a escrever um post dizendo que ñ os queria e porquê mas ainda assim continuava a recebê-los( talvez por quem comentava sem ler, rsss...), agradecia mas ficava na minha! No fundo sempre achei esses prémios uma tremenda bajulação.
    Quanto aos comentários, acho que todos gostamos de os receber, são o feed-back do nosso post, transformam o monólogo em diálogo, mas tb ñ tenho paciência p/ comentários inócuos, gerais ou colados que mostram clara/ que a pessoa nem leu o post!
    Aqui mesmo, no seu blog eu só comento depois de experimentar a receita. As suas fotos são lindas, mas, minha querida, ñ venho aqui pela beleza fotográfica...(ok, isso tb conta um pouquinho, rssss...)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  19. Apoiada! Também não gosto muito de receber tais correntes pois fico sem saber o que fazer, com receio de deixar a remetente chateada.
    Ultimamente estou fazendo como a Fê, só deixo comentários que possam ter algum significado. Bjs.

    ResponderEliminar
  20. Concordo plenamente, esses prémios são uma praga.

    ResponderEliminar
  21. Pois é, eu tb não sabia o que estava por trás destes "prémios".
    Não costumo dar seguimento às correntes mas vou tentar averiguar melhor o que está por atrás.
    Como sempre, a Elvira está sempre atenta. Obrigada pelo alerta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Cara Elvira

    Infelizmente sou uma das pessoas que decidi atribuir-te um premio...nunca me passaria pela cabeça q havia mais qq coisa por detrás desses premios, ate pq ao clicar no link dos meu selos eles não vão dar a lado nenhum...

    Nunca me passou pela cabeça q uma atitude minha, q apenas serviria para prestar uma humilde homenagem a um blog q eu muito aprecio, pudesse causar tanto transtorno e mau-estar e pudesse prejudicar tanto as pessoas q embora virtualmente eu prezo(senão n atribuiria o premio, né?)

    por isso, e pq a minha intenção nunca foi prejudicar ninguém, nem bajular ninguém, nem criar Spam,nem causar danos a ninguém, eu peço desculpa...e espero q não tenha levado a mal nem tenha pensado q havia qq intenção adversa por detrás da minha nomeação...

    Dou-te os m parabéns por teres expressado o quanto estes awards te faziam sentir mal, pq afinal, muitas das pessoas que comentaram acima tb n gostavam deles e no entanto não o disseram. fizeramum sorriso amarelo muito feliz e na volta por trás ainda rogaram pragas...


    E mais uma vez peço desculpa por qualquer prejuizo q te tenha causado...Faz-me sentir ridicula ao ler este teu desabafo...pq ...quer dizer...eu fiz-o na melhor das inetnções e ver assim retratadas as pessoas q atribuem premios cm pessoas com intenções estranhas e ver um coro de vozes a dizer q sim senhora, q essas pessoas só têm intenções esquisitas...

    beijos com vontade de visitar-te tds os dias, limitando assim a minha homenagem á experimentação das tuas maravilhosas receitas :-)

    ResponderEliminar
  23. Querida Framboesa,

    Não te preocupes com essas histórias de prémios. Se leres bem o post, repararás que escrevi que quando os prémios chegam até nós, são atribuídos com as melhores intenções do mundo. Bem sei que nem tu nem as outras amigas que me nomearam o fizeram a mal, bem pelo contrário. O problema está nas pessoas que criaram esses prémios de início. Já passaram por centenas de blogs antes de os recebermos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  24. Agora vinha aqui apagar o comentário e dizer: o comentário em cima foi apagado por mim pq n sei se fiz bem em faze-lo..." lol

    Elvira...tal cm ja tinha desconfiado és uma pessoa 5 estrelas e bem frontal...é de pessoas cm tu q o país precisa!
    (e de cozinheiras já agora)
    (e fotografas)
    (lol)

    bjs e ainda bem q percebes-te a minha intenção :-))) fiko super descansadaaaaaa! :-))))

    ResponderEliminar
  25. Elvira,
    Apaguei o meu comentário por considerar que não me expressei como queria. De qualquer forma, o motivo que me levou a comentar este post foi o facto de ver novamente no seu blogue o comentário de uma pessoa com o meu nome. Quero dizer-lhe que não sou eu. Quando sou eu, o link segue para as minhas páginas.
    Beijo :)

    ResponderEliminar
  26. Confesso que também me começa a aborrecer tantos prémios e desafios. Pelo menos com a frequência que tem sido. É como tudo na vida, em dose q.b. sabe bem mas, quando é demais chateia. Contudo, considero que quem nos atribui atribui os prémios, fá-lo com carinho e/ou admiração. De onde eles surgem e, com que objectivo, não tenho ideia mas, acredito que seja como a Elvira disse, para publicitar conteúdos.

    Já agora, aproveito para dizer que, não admira que receba tantos prémios! Acredito que quem a nomeia tenha tanta admiração pelo seu trabalho no blogue como eu.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !