12 de dezembro de 2007

Arroz de cenoura



O tradicional arroz de cenoura é a coisa mais simples do mundo...! Acompanha muito bem a maioria dos pratos portugueses, como frango assado ou grelhado, peixe, etc.

Ingredientes para 4-5 pessoas

- 3 cenouras raladas
- 1 cebola picada finamente
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 chávenas* de arroz
- 4 chávenas de água quente
- sal

* 1 chávena (ou xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte

Preparação

Refogar a cebola no azeite aquecido até ficar alourada mas não queimada. Juntar as cenouras raladas e refogar por mais 4-5 minutos.

Adicionar a água e temperar com sal. Levar a ferver e juntar o arroz. Cobrir com uma tampa e deixar cozinhar em lume brando por aproximadamente 12-15 minutos, ou até o arroz ter absorvido a água.

Retirar o tacho do lume e deixar repousar por 5 minutos antes de servir.

6 comentários:

  1. eu adoro como os portugueses fazem aqueles arrozinhos de legumos tao apuradinhos. esse teu está com um aspecto divinal!!!

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de arroz de cenoura, diria que é um dos meus favoritos.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. HUMMMMMMMM, DELÍCIA, ADORO!!
    Beihinhos,

    ResponderEliminar
  4. olá Elvira,
    tinha saudades das suas fotos, hummm...

    Este é o meu arroz preferido. Adoroooo...

    Enganou-se na segunda frase. "Juntar as cenouras raladas..." em vez de "Juntar as cebolas raladas..."

    Boas festas!

    ResponderEliminar
  5. o arroz de cenoura é sempre bem vindo na minha casa, eu gosto muito e a minha filhota adora, mas normalmente faço com a cenoura em pedacinhos... da próxima farei com a cebola ralada.

    ResponderEliminar
  6. Adorei, pois estou com a Marizé, arroz de cenoura é dos meus preferidos também! Acho que juntamente com o de tomate e o de grelos!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !