10 de novembro de 2006

Requeijão com doce de abóbora



Descobri esta encantadora sobremesa durante um fim de semana em Vouzela. Mais simples e saboroso, não há! Mas primeiro, temos que fazer o doce de abóbora...

Ingredientes

- 1 abóbora de 2 kg
- 2 kg de açúcar
- 1 pau de canela
- 1 estrela de anis

- requeijão de ovelha da Beira Alta (ou da Beira Baixa)
- metades de nozes q.b.

Preparação

Cortar a abóbora em metades. Descascar e eliminar as sementes. Cortar a abóbora em pedacinhos e colocar num tacho grande.

Juntar o açúcar, o pau de canela e a estrela de anis. Cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando, até obter a consistência desejada. Retirar o tacho do lume. Eliminar o pau de canela e a estrela de anis.

Distribuir o doce quente por frascos de vidro previamente esterilizados. Fechar hermeticamente e virar os frascos ao contrário. Deixar repousar de um dia para o outro antes de endireitar os frascos.

No dia de servir, cortar o requeijão em fatias médias. Dispor em pratos de sobremesa e cobrir cada fatia de requeijão com 1 colher (sopa) bem cheia de doce de abóbora. Decorar com as metades de nozes e servir bem fresco.

4 comentários:

  1. Elvira, conheço Paços de Vilharigues muito bem, e toda a região, tendo chegado a viver em Vouzela no início da minha vida profissional. O requeijão que comeram aí deve ter sido o que se come nesta cidade, o Serra da Estrela, com direito a D.O. É cada vez mais generalizada a associação do requeijão com o doce de abóbora. Às vezes ainda o servem com mel de monte, escuro, mas como o mel sai mais caro ao restaurante, o acompanhamento com doce de abóbora vai-lhe ganhando terreno, quanto a mim injustamente no que concerne à qualidade final da ligação.

    ResponderEliminar
  2. Nos balcãs subi ao céu, com uma versão do queijo com mel e frutos secos por cima: nozes, pinhões, avelâs, pistachios...
    Uma bomba! Bom demais ;-D

    ResponderEliminar
  3. Não vais acreditar, mas ainda hoje foi essa a minha sobremesa! eu costumo ter imensas abóboras e este ano decidi-me pelo doce. Embora alguma já tenha um pouco de bolor, eu sempre retiro a parte afectada e o resto... olha vai para as tostinhas que faço com sobras do pão com requeijão de cabra... "marabilha"... do melhor!
    Beijocas minha rainha!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !