10 de novembro de 2006

Lasanha de salmão com nabiças



Há tempos, fiz uma lasanha de frango à qual juntei nabiças. Gostei do resultado e resolvi tentar a experiência de novo, mas desta vez com salmão. E também ficou delicioso...

Ingredientes para 4 pessoas

- 6-9 folhas de lasanha sem pré-cozedura
- 2 lombinhos de salmão
- 1 cebola picada
- 1 molho pequeno de nabiças (ou espinafres)
- 50 g de manteiga
- 4 colheres (sopa) de azeite
- molho bechamel q.b.
- ervas picadas q.b. (salsa, cebolinho, etc.)
- 100 g de queijo ralado em fios
- sal & pimenta

Preparação

Lavar e arranjar as nabiças, separando as folhas dos talos. Cozer as folhas de nabiça em água a ferver temperada com sal por 5 minutos. Escorrer muito bem. Saltear as nabiças na metade do azeite aquecido até o líquido se evaporar quase por completo. Temperar com sal e pimenta. Reservar.

Preparar o molho bechamel como explicado aqui. Reservar. Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Refogar a cebola picada numa frigideira com o azeite restante e a manteiga. Juntar o salmão previamente cortado em cubinhos. Alourar por 3 minutos sem parar de mexer. Temperar com sal, pimenta e ervas picadas à gosto. Deixar amornar.

Untar uma assadeira quadrada ou rectangular com um pouco de azeite. Espalhar uma camada de molho bechamel no fundo e cobrir com folhas de lasanha. Adicionar uma camada de nabiças e outra de salmão. Repetir a operação até se esgotarem os ingredientes. Terminar com folhas de lasanha cobertas com uma camada espessa de molho bechamel.

Polvilhar com o queijo ralado e levar a assar por 40-45 minutos. Servir de seguida.

4 comentários:

  1. Tivesse salmão nestas plagas há 500 anos , Padre Antonio Vieira teria feito diferente seu sermão aos peixes. Ave, beringela.

    ResponderEliminar
  2. Estava aqui à procura.. a ver se havia alguma receita de carbonara.. mas sem sorte :s Bjs*

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !