7 de setembro de 2006

Sanduíche Bauru



Bauru é o nome de uma cidade do Interior brasileiro, mas no entanto este lanche é uma conhecida especialidade de São Paulo. A lenda reza que - na década de 1930 - um rapaz de Bauru, estudante em São Paulo, pedia todos os dias o mesmo lanche no bar que frequentava: sandes de rosbife frio com tomate, pickles de pepino e queijo derretido. Os restantes clientes do bar passaram a querer comer "a mesma coisa que o de Bauru" e assim nasceu um dos mais famosos snacks brasileiros. De hoje em dia, encontram-se à venda montes de baurus diferentes que pouco têm a ver com o original. Mas parece que esta é mesmo a receita do verdadeiro bauru. Pelo menos, é o que vem escrito na revista brasileira de culinária onde aprendi tudo isto...

Ingredientes para 1 unidade

- 1 pãozinho (tipo baguete)
- 5 fatias finas de rosbife cozinhado (ou picanha)
- 4 rodelas de tomate
- 2 pickles grandes de pepino
- 5 fatias finas de queijo mozzarella
- sal & pimenta
- orégãos secos q.b.

Preparação

Abrir o pãozinho em duas metades. Remover quase todo o miolo da parte superior.

Dispor as fatias de carne, as rodelas de tomate e os pepinos previamente fatiados na parte inferior do pão. Temperar com sal, pimenta e orégãos à gosto.

Levar as fatias de queijo a derreter em banho-maria ou no micro-ondas. Verter delicadamente o queijo derretido na parte superior do pão.

Fechar o pão e servir de seguida.

6 comentários:

  1. Você anda bem antenada, Elvira. Eu não conhecia a história do bauru, embora esse sanduba seja tão popular por estas bandas. E delicioso. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Elvira, Bauru é uma cidade d interior de São Paulo. O lanche original foi feito num bar-restaurante chamado Ponto Chic no centro da cidade de São Paulo. É uma delícia, mas hoje em dia existem muitas variações do sanduíche.

    ResponderEliminar
  3. Querida Akemi, adorei o sanduíche (fiz com um resto de picanha que tinha do churraco...). Li tudo isto na revista brasileira "Guia da Cozinha"... :-)

    ResponderEliminar
  4. Olá Elvira, realmente existem várias receitas ligas ao Sanduíche Bauru, mas apenas o Tradicional em poucas localidades do Brasil. Tendo em vista estas váriações surgiu aqui em Bauru-SP um programa de certificação do Sanduíche Bauru (www.sanduiche.baurusp.com.br) que visa certificar estabelicimentos que comercializam o Bauru da forma Tradicional. Visite o site! Lá você encontra informações interessantes sobre o Bauru.

    ResponderEliminar
  5. Acabei de postar o vídeo da receita!
    Dá uma olhada lá no Mesa pra 1.

    ResponderEliminar
  6. A história do lanche até que está legal, mas a cidade não é tão pequena assim, tá certo não somos nenhuma metrópole, somos 450 mil habitantes, temos 9 universidades e somos o maior polo intermodal do país, estamos no centro do estados e somos o segundo maior mercado consumidor do país, atráz somente da capital. bom não somos tão pequeno assim...

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !