17 de abril de 2006

Rosbife à inglesa



Uma receita exclusivamente reservada a quem gosta de carne vermelha mal passada. Para os amadores, este modo de cozedura é o ideal. Apesar de pouco cozida, a carne fica muito tenra. Até eu que não costumo ser grande fã, adorei!

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 kg de lombo de novilho
- 1 colher (sopa) de mostarda
- farinha
- óleo
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- 1 copo de caldo de carne
- sal & pimenta

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Misturar a mostarda com um pouco de farinha. Temperar o pedaço de lombo com sal e pimenta. Barrar a carne com o preparado de mostarda.

Colocar a carne em cima do tabuleiro do forno. Regar com um pouco de óleo e cozinhar no forno por 15 minutos.

Tirar a carne do forno e embrulhá-la numa folha de alumínio alimentar. Voltar a colocar no forno, a 180ºC, por mais 15-20 minutos.

Remover a folha de alumínio, tendo o cuidado de recuperar o molho de cozedura num tachinho. Reservar. Voltar a cozinhar a carne no forno por 6-7 minutos, à 220ºC.

Apagar o forno e deixar a carne repousar no interior, com a porta semi-aberta, durante 10 minutos.

Recolher o molho de cozedura do tabuleiro para o tachinho reservado. Levar a ferver e juntar o caldo de carne. Acrescentar o molho inglês. Temperar com sal e pimenta. Deixar reduzir um pouco e transferir para uma molheira.

Trinchar a carne muito finamente e dispor num prato de servir. Servir com o molho. Acompanhar com batata frita e feijão verde cozido.

Notas :

1/ Quem não gosta de carne mal passada pode adaptar a temperatura do forno ou prolongar os tempos de cozedura.

2/ O rosbife também é muito bom frio, numa sandes de pão estaladiço - tipo baguette -, com mostarda de Dijon ou maionese.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tempere à gosto !