14 de novembro de 2009

Croque-monsieur tradicional



O "croque-monsieur" - que inspirou a nossa famosa francesinha - é simplesmente uma tosta mista enriquecida com molho branco; um snack muito agradável que se come no prato, geralmente acompanhado por uma salada verde e uma cerveja. Há quem goste de lhe juntar também um pouquinho de mostarda de Dijon. Sem dúvida a comida rápida mais tradicional e popular em França...

Ingredientes para 2 unidades

- 4 fatias de pão de forma
- 50 g de manteiga à temperatura ambiente
- 2 fatias finas de queijo emmental ou gruyère
- 2 fatias finas de fiambre
- 125 ml de molho bechamel
- 1 ovo
- 50 g de queijo emmental ou gruyère, ralado em fios



Preparação

Preparar o molho bechamel como explicado aqui. Deixar amornar.

Barrar 2 das fatias de pão com metade da manteiga. Juntar as fatias de queijo e as fatias de fiambre. Fechar com as fatias de pão restantes e barrar com a manteiga restante.

Pré-aquecer uma tostadeira. Colocar as sandes na tostadeira e fechar. Deixar tostar por 2-3 minutos*. Transferir as tostas para uma assadeira e reservar. Pré-aquecer o grelhador do forno.

Adicionar o ovo e o queijo ralado ao molho bechamel. Envolver muito bem. Distribuir colheradas do molho pela parte superior das tostas.

Levar ao forno até gratinar. Retirar as tostas do forno e servir de seguida, com uma salada de folhas a acompanhar.

* quem não possui tostadeira pode dourar as sandes de ambos os lados numa frigideira com 25 g de manteiga aquecida - espalmando-as ligeiramente com uma espátula - antes de colocar o molho por cima e de levar ao forno a gratinar.

Tosta : Tostex - Fiambre : Presunto cozido - Sandes : Sanduíche

13 comentários:

  1. Gosto muito de croque monsieur!! Uma vez no Mónaco estava a almoçar isso para poupar uns trocos e estava a saber-me tão beeeem! Sabes o que me aconteceu? Fui roubada por uma gaivota!! Lol!
    Adorei a tua sugestão, já não como há anos!
    Beijocas e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. Adoro!!! eu costumo fazer de outra maneira mas adorei esta versao!bjoca

    ResponderEliminar
  3. Olá Elvira,

    Uma tentção!
    Beijinho

    (Leonor)

    ResponderEliminar
  4. @Cuca : Há uns 15 anos atrás, ainda estudante convidei uns amigos franceses para vir passar uns dia ao Alentejo na casa dos meus pais. Resolvemos ir a Lisboa um dia ou dois, e na hora do almoço ficamos com uma fome tremenda. Só tínhamos um mapa com muito pouca informação, e nesse mini mapa havia a indicação de um restaurante perto de o sitio onde estávamos. Era verão, estávamos vestidos com roupa de "turista", havaianas chinesas, t-shirt velha e calções de banho. No momento de entrar no restaurante, o meu amigo Nicolas recebeu uma prenda de um pombo lisboeta. Caiu mesmo na cara e no ombro do meu amigo.

    Ficamos impressionados com o restaurante, lindo mas tão envergonhados com a prenda do pombo e a nossa roupa de "hippies" que tentei dar meia volta para sair de lá.
    O acolhimento foi tão caloroso que esquecemos que tínhamos a aparência de mendigos cagados. Comemos lindamente. Os meus amigos ficaram de boca aberta com a qualidade da comida, o ambiente e o serviço.

    Quando saímos, olhei para trás para ver o nome do restaurante. Era o Tavares Rico.

    http://www.restaurantetavares.pt

    ResponderEliminar
  5. Um verdadeiro clássico e sempre muito apreciado :)

    ResponderEliminar
  6. E também é muito bom o croque madame, com um ovo estrelado a cavalo (eu prefiro um ovo escalfado em água avinagrada agitada em funil)

    ResponderEliminar
  7. Caro JVC,

    Obviamente, a variante do "croque-madame" também se encontra por aqui (foi publicada já há uns anos atrás. Este blog vai comemorar 4 anos de vida em breve... :-)

    ResponderEliminar
  8. Gosto bastante do tradicional :) PArece uma bela tosta!

    ResponderEliminar
  9. Fiquei surpreendida por não levar mostarda, sendo assim nunca comi o original :D Vou experimentar esta em breve! bjinho

    ResponderEliminar
  10. Olha minha linda nunca tinha visto esta receita, mas vai já para os meus favoritos! Parece excelente para aqueles domingos frios em que não apetece fazer grande coisa na cozinha :P hihi
    Guardada!

    Bjao enorme :)

    ResponderEliminar
  11. Elvira adoro Croque Monsieur...mas nunca fiz assim, uso mostarda, e nunca usei bechamel!! DEVE FICAR 1 DELÌCIA, esta copiadissima!!!! MESMO!!!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !