7 de setembro de 2006

Quiche lorraine



A deliciosa quiche lorraine - uma especialidade do leste de França - é a mãe de todas as quiches. Até se costuma dizer que não existe mais nenhuma tarte salgada que mereça o nome de "quiche" senão esta, feita com massa caseira. Aqui vai a receita original...

Ingredientes para 4 pessoas

Massa

- 200 g de farinha
- 4 colheres (sopa) de manteiga fria
- 1 ovo
- 1 pitada de sal
- água

Recheio

- 200 g de natas
- 3 ovos grandes
- 150 g de bacon cortado em cubinhos
- 150 g de queijo ralado grosseiramente (emmental ou gruyère)
- sal & pimenta
- 1 pitada de noz-moscada



Preparação

Preparar a massa : colocar a farinha numa tigela e abrir um buraco no meio. Juntar a manteiga cortada em pedacinhos e amassar com a ponta dos dedos (pessoalmente, faço tudo no robô multi-usos). Adicionar o ovo ligeiramente batido, 1 pitada de sal fino e 1 colher (sopa) de água. Amassar até o preparado ficar liso e homogéneo, juntando água aos poucos. Moldar uma bola e levar a repousar no congelador por 20 minutos.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Polvilhar a bancada com um pouco de farinha. Estender a massa com um rolo, formando um disco. Forrar uma tarteira com a massa e levar a cozer no forno por 5-6 minutos. Retirar a tarteira do forno e reservar.

Alourar os cubinhos de bacon numa frigideira anti-aderente, sem usar gordura. Escorrer sobre papel absorvente. Distribuir o bacon pela massa e juntar o queijo ralado. Reservar.

Bater os ovos com uma pitada de sal, pimenta e a noz-moscada. Adicionar as natas e envolver muito bem. Regar o bacon e o queijo com o preparado.

Levar a quiche a cozer no forno por 35-40 minutos, a 180ºC. Servir a quiche levemente morna ou fria, com salada de alface.

5 comentários:

  1. adorei o teu blog, tens aqui receitinhas muito apetitosas!!! ja te adicionei aos meus favoritos...

    ResponderEliminar
  2. A mãe das quiches e, para mim, a melhor das quiches que provei. Faço, além dessa, uma com camarões que inventei e que não lhe chega aos pés, embora bastante agradável.

    ResponderEliminar
  3. mais uma receitinha para experimentar

    que delicia!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !