17 de agosto de 2006

Berbigão à Bulhão Pato



Muita gente acredita que Bulhão Pato era um cozinheiro famoso... Na realidade, foi um célebre gastrónomo português. O molho à Bulhão Pato, que tão bem sublinha a delicadeza das amêijoas (e do berbigão), foi assim chamado para prestar uma homenagem ao ilustre senhor.

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 kg de berbigão fresco
- sal & pimenta
- 1,5 dl de azeite
- 4 dentes de alho fatiados finamente
- 1 dl de vinho branco seco
- sumo de 1 limão
- 1 ramo de coentros
- pão saloio ou pão alentejano

Preparação

Demolhar o berbigão umas horas antes da preparação, com muita água fria e uma macheia de sal grosso.

Lavar muito bem o berbigão em água fria corrente. Escorrer cuidadosamente e reservar.

Numa panela grande, refogar ligeiramente o alho fatiado no azeite aquecido, sem deixar tomar cor. Juntar o vinho branco e levar a ferver.

Adicionar o berbigão. Temperar com sal e pimenta. Cobrir com uma tampa e deixar cozer até o berbigão começar a abrir. Retirar imediatamente a panela do lume.

Regar o berbigão com o sumo de limão e polvilhar com os coentros previamente picados. Servir de seguida, com fatias de pão.

6 comentários:

  1. Afinal é sempre assim que eu faço. Hummmmm..

    ResponderEliminar
  2. que petiscos maravilhosas, Elvira! hummmm...

    ResponderEliminar
  3. o que raio é "uma macheia"?

    ResponderEliminar
  4. Na linguagem popular, é a contracção de "mão cheia", ó anónimo mal educado. :-(

    ResponderEliminar
  5. Uma correcção. Bulhão Pato era poeta. Embora tenha ficado conhecido "apenas" como o criador desta maravilhosa receita. Gostei de passar por aqui...

    ResponderEliminar
  6. Sabia que Bulhão Pato foi um poeta nascido no século XIX? E que ficou conhecido pelo seu famoso prato de amêijoas por causa do seu amigo Almeida Garrett? Consta que num jantar de amigos (onde alegadamente também estava Alexandre Herculano) Garrett terá dito que aquelas amêijoas eram tão boas que ficariam conhecidas por Amêijoas à Bulhão Pato. Ao que o poeta terá respondido: espero não ficar apenas conhecido pelas minhas amêijoas. Apesar de um grande poeta, infelizmente a maior parte das pessoas só conhece Raimundo António de Bulhão Pato pelas suas famosas amêijoas.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !