29 de junho de 2006

Lasanha de legumes



Esta receita de lasanha vegetariana que encontrei no Rap'ó Tacho é suculenta. Demora um bocadinho a preparar, mas vale mesmo a pena experimentar. Obrigada, Paula!

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 l de molho bechamel
- 6-9 folhas de lasanha sem pré-cozedura
- 400 g de cenoura
- 1 pimento verde
- 1 pimento vermelho
- 3 curgetes
- 2 cebolas picadas
- 3 dentes de alho picados
- 2 tomates grandes picados
- tomilho picado q.b. (ou orégãos)
- sal & pimenta
- azeite q.b.
- 100 g de queijo ralado

Preparação

Preparar um molho bechamel como explicado aqui e reservar. Preparar também um molho de tomate: refogar a cebola com o alho num pouco de azeite. Juntar o tomate picado e deixar reduzir. Temperar com sal, pimenta e tomilho. Misturar e reservar.

Lavar e arranjar os legumes. Cortar as cenouras e as curgetes em tiras largas ou em rodelas finas. Cortar os pimentos em tiras finas.

Levar os legumes a suar ligeiramente, separadamente, por muito pouco tempo, num fundo de azeite. Reservar.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Untar uma assadeira funda com azeite. Espalhar uma camada de folhas de lasanha no fundo. Cobrir com metade do molho de tomate e depois com as cenouras. Temperar com sal e pimenta. Voltar a dispor uma camada de folhas de lasanha e cobrir com as curgetes. Temperar com sal e pimenta. Espalhar uma boa quantidade de molho bechamel e novamente folhas de lasanha. Cobrir com o molho de tomate restante e os pimentos. Terminar com molho bechamel.

Polvilhar com queijo ralado e levar a cozer no forno, a 180ºC, por 1 hora. Servir de seguida.

Nota : este prato ainda fica mais saboroso quando cozinhado na véspera e aquecido. Pode-se enriquecer a lasanha, juntando camadas finas de fatias de fiambre ou de presunto.


3 comentários:

  1. Tantas receitas deliciosas. Apetece ir a correr para a cozinha. Este blog é uma preciosidade: já está nos favoritos. Haja tempo para experimentar todos os petiscos :)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelas simpáticas palavras, Cláudia. Volte sempre! :-)

    ResponderEliminar
  3. Hmm I love the idea behind this website, very unique.
    »

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !