12 de abril de 2006

Gratinado Mediterrâneo



Quando vi esta receita italiana no blog da Karen, apeteceu-me logo prepará-la. A combinação dos vegetais e do queijo fica excelente. Modifiquei muito pouco a receita, substituíndo apenas o presunto por fiambre para o prato não ficar tão salgado.

Ingredientes para 4 pessoas

- azeite
- pão ralado
- 1 pimento vermelho grande
- 2 curgetes pequenas
- 5 tomates médios
- 150 g de queijo emmental ou gruyère ralado em fios
- 8 fatias finas de toucinho fumado (bacon), cortadas em metades no sentido longitudinal
- azeitonas pretas descaroçadas q.b.
- ervas de Provence q.b.
- sal & pimenta



Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma assadeira com um pouco de azeite e polvilhar com pão ralado (a farinha vai absorver parte da água de cozedura dos vegetais).

Limpar o pimento das sementes e das partes esbranquiçadas; cortar em pedaços. Cortar as curgetes et os tomates em rodelas finas.

Espalhar os pedaços de pimento no fundo da assadeira. Temperar com um pouquinho de ervas, sal e pimenta. Polvilhar com 1/3 do queijo ralado. Proceder da mesma maneira com as rodelas de curgete e polvilhar com mais 1/3 do queijo. Terminar com as rodelas de tomate. Regar com um fio de azeite.

Levar a cozer no forno, a 180ºC, durante mais ou menos 35 minutos.

Verificar a cozedura dos vegetais. Retirar a assadeira do forno e polvilhar com o queijo ralado restante. Dispor as tiras de toucinho por cima do queijo, formando um xadrez. Decorar com algumas azeitonas.

Levar a gratinar no forno por mais 10-15 minutos, sem deixar queimar nem secar. Servir de seguida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tempere à gosto !