Em França, existe uma comunidade importante de norte-africanos. Estes influenciariam muito a cultura do país de adopção, em particular a culinária, com um prato famoso que já passou para o receituário francês, o couscous, emblemático tanto em Marrocos, como na Tunísia ou ainda na Argélia. Sendo essa comunidade maioritariamente de confissão muçulmana, é óbvio que na receita original, não entra carne de porco. Todavia, a maior parte dos Franceses que conheço já há muito adaptou este símbolo gastronómico do Magrebe à sua maneira. Aqui fica uma variante rica e muito saborosa.
Ingredientes para 4 pessoas
- 1 kg de entrecosto de porco, cortado em pedaços pequenos
- 100 ml de azeite + um pouco para o couscous
- 1 cebola, picada finamente
- 2 dentes de alho, picados finamente
- 1 tomate grande e maduro, picado - sem pele nem sementes
- 1/2 pimento verde, cortado em cubos pequenos
- 1/2 pimento vermelho, cortado em cubos pequenos
- 1 cenoura grande, cortada em rodelas finas
- 1 beringela pequena, cortada em cubos pequenos
- 1 curgete média, cortada em cubos pequenos
- caldo de carne q.b.
- 1 colher (chá) de ras-el-hanout*
- sal & pimenta moída no momento
- 1 colher (chá) de pimentão-doce
- umas gotas de molho de piri-piri
- 1 chávena** de couscous - sêmola de trigo
- 1 chávena de água a ferver temperada com sal
- salsa fresca picada - ou coentros
* na falta deste, um pouquinho de canela em pó, de cominhos moídos e de açafrão
** 1 chávena (xícara) = um volume de 250 ml
Preparação
Aquecer o azeite numa panela de fundo espesso, em lume médio. Juntar os pedaços de entrecosto e cozinhar até que fiquem bem tostados e estaladiços.
Adicionar a cebola e os alhos picados. Envolver e deixar ganhar cor, mexendo com frequência. Juntar o tomate picado e cozinhar por mais 2-3 minutos, mexendo.
Adicionar as rodelas de cenoura e os cubos de pimento, assim como de beringela. Temperar com o ras-el-hanout, o pimentão-doce e umas gotas de pri-piri. Envolver.
Cobrir com caldo de carne e levar a ferver. Baixar o lume e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando por aproximadamente 30 minutos. 10 minutos antes do final da cozedura, juntar os cubos de curgete.
Entretanto, colocar o couscous numa tigela grande. Verter um fio de azeite e misturar muito bem com o auxílio de um garfo. Adicionar a água a ferver e cobrir a tigela com um pano. Deixar repousar por 10 minutos. Retirar o pano e regar com mais um fio de azeite. Voltar a misturar com um garfo até todos os grãos de couscous se apresentarem soltos.
Temperar o preparado de carne e legumes com sal e pimenta. Retirar a panela do lume e polvilhar com salsa picada - ou coentros - à gosto. Servir bem quente, com o couscous a acompanhar.
Entrecosto : Costela - Pimento : Pimentão - Molho de piri-piri : Molho de pimenta - Pimentão-doce : Páprica - Curgete : Abobrinha - Pimenta : Pimenta do reino
Que maravilha estes couscous Elvira, obrigada pela deliciosa sugestão
ResponderEliminarbeijinhos e bom fim de semana!!
Que prato irresistível,....
ResponderEliminarBeijinhos e bom fds!
www.strawberrycandymoreira.blogspot.com