8 de março de 2011

Filhoses de forno à moda da Terceira


O Carnaval é uma festa vivida com muita intensidade na ilha Terceira. Há danças e bailinhos - a maior manifestação de teatro popular de toda a Europa e, durante praticamente uma semana, os Terceirenses de todas as idades e classes sociais saem à noite, fantasiados à preceito, fazendo abarrotar de boa disposição e alegria os locais de vida nocturna, as docas e as ruas. Com uma tradição carnavalesca tão antiga, claro que não faltam especialidades doces típicas desta época do ano como os coscorões, as malassadas ou ainda as filhoses de forno - ou filhoses "peidos-de-freira", sendo estas últimas as minhas favoritas. Simplesmente, adoro aqueles choux fofos recheados com um creme de limão fresco e perfumado. Apesar de lhe chamarem filhoses, estas não são fritas. Antigamente, a massa levava alguma gordura - banha ou manteiga, mas a receita foi-se aligeirando ao longo do tempo. E se, hoje, o aroma típico do creme é o do limão, também já se usou baunilha. Só me resta a agradecer a Manuela pela receita, pois achei-a perfeita. As minhas filhoses souberam-me tão bem - senão melhor ainda - que as que costumo comprar nos cafés e nas pastelarias da ilha.

Ingredientes para 20-24 unidades

Massa
  • 250 g de farinha
  • 5 ovos
  • 250 ml de leite
  • 250 ml de água
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • 1 boa pitada de sal fino
  • óleo e farinha para as formas
Creme
  • 1/2 l de leite
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho (Maizena)
  • 1 ovo + 4 gemas
  • 250 g de açúcar
  • casca finamente ralada de 1 limão grande

Preparação


Pré-aquecer o forno a 240ºC. Untar forminhas de alumínio - tipo formas de empadas - com óleo e polvilhar com farinha. Reservar.

Preparar a massa, batendo os ovos até ficarem esbranquiçados, fofos e espumosos. Juntar a farinha aos poucos, envolvendo delicadamente entre cada adição.

Adicionar o fermento e o sal; misturar. Juntar o leite e a água. Bater até obter um preparado liso e homogéneo (é normal a massa ficar líquida).

Encher as forminhas com a massa até aos 3/4. Colocar as forminhas sobre o tabuleiro do forno e levar a cozer a 240ºC até obter bolinhos altos, fofos e dourados (+/- 20-25 minutos).

Retirar o tabuleiro do forno e deixar arrefecer antes de desenformar delicadamente os bolinhos.

Entretanto, preparar o creme. Colocar o amido de milho num tacho pequeno e dissolver este numa pequena quantidade de leite frio. Juntar o ovo, as gemas, o açúcar e a raspa de casca de limão. Adicionar o leite restante e misturar muito bem com uma vara de arames.

Levar o tacho ao lume. Cozinhar em lume brando até o preparado se apresentar cremoso, homogéneo e consistente, sem nunca parar de mexer com a vara de arames. Retirar o tacho do lume e deixar arrefecer por completo.

Abrir um pequeno orifício em cada bolinho com a ponta de uma faca. Distribuir o creme pelos bolinhos com o auxílio de um saco de pasteleiro ou de uma seringa, tendo o cuidado de não encher demasiado para não rasgar a massa. 

Servir bem fresco, com chá ou café a acompanhar.

Fonte : receita adaptada do blogue Delícias e Companhia (Portugal)

12 comentários:

  1. nao conhecia estas filhoses.
    e so de saber que nao sao frita ja e um bom principio. devem ser muito boas
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá, Elvira. Já visito o seu blogue há algum tempo e gosto muito do que aqui vejo. Sou terceirense e, como tal, não resisti a comentar esta receita. Ficaram lindas as suas filhoses. No Sábado, fiz uma experiência que correu mal (mais uma, aliás, pois não tenho tido muita sorte, ou jeito, com as filhoses). Hei de experimentar novamente para o ano. Tenho um blogue, com algumas amigas, onde vamos colocando as nossas humildes receitas. Se quiser passar por lá, é muitíssimo bem vinda. Muitos parabéns pelo seu blogue. Beijinhos, Ilídia

    ResponderEliminar
  3. Olá Elvira!
    Passei atrída pelos seu bolinhos que parecem deliciosos,anotei a receita pra experimentar em breve,obrigada por partilhar essa delícia.
    Felicidades pelo dia internacional das mulheres.

    ResponderEliminar
  4. Elvira, mas que delícia. :)
    Não conhecia a receita, mas vou levá-la comigo para experimentar.
    Mas os choux costumo deixá-los no forno depois de cozidos para secarem e não murcharem.
    Aqui é suposto fazer o mesmo ou são mesmo mais caídos?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Também fiz imensas este Carnaval, só que no Pico chamamos-lhe fofas. Uma delícia! Estas estão com um óptimo aspecto!

    ResponderEliminar
  6. Elvira,
    é um prazer vir aqui enriquecer-me aprendendo sempre um pouco mais sobre a gastronomia dessa magnífica ilha que não carece de delícias e também sobre as tradições Terceirenses, verdadeiros fenómenos de alegria que infelizmente nunca tive oportunidade de assistir ao vivo.

    Beijinhos e Boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia.Mas dessas eu vou gostar, como não são fritas.
    Levo a receita comigo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Dª Elvira!Primeiro que tudo deixe-me desejar-lhe boa tarde e seguidamente agradecer o ter deixado aqui no seu blogue este doce, que me encantou os olhos...registo a receita, pois estou "em pulgas" para a experimentar!Parece-me DELICIOSA!!!!E ainda por cima não é frita e não leva manteiga....
    Beijinhos, boa semana e continuação de boas receitas...
    Cristina (aveiro)

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pela partilha. Acho que não vou esperar pelo próximo carnaval e vou já "pecar" este fim de semana...

    ResponderEliminar
  10. Sei que já comentei neste post, mas é só para dizer que atribui um selo ao teu blog no meu! :)

    ResponderEliminar
  11. E faz muito bem, Luís. Vai ver que são muito boas. :)

    ResponderEliminar
  12. Este ano contive-me e não fiz. É que quando as faço sou capaz de dar conta delas sozinha... :)
    Ainda bem que gostaste da receita.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !