2 de março de 2011

Creme de urtigas


Não. Esta receita não nasceu no caldeirão de uma bruxa. Nem enlouqueci de todo. A sopa de urtigas é um clássico de algumas culinárias tradicionais europeias, entre as quais a francesa, a escocesa e a sueca. Aliás, em Portugal, também usamos ervas daninhas e plantas invasoras selvagens na nossa comida como as beldroegas, os saramagos ou ainda o funcho. Esta sopa que era consumida pelos camponeses pobres em épocas menos abastadas reapareceu recentemente nas ementas e é agora até considerada fina e requintada. Além do fenómeno de moda, o creme de urtigas - cheio de vitaminas - tem um sabor delicioso. E o ingrediente principal - a urtiga comum - arranja-se com muita facilidade em qualquer jardim mal amanhado ou borda de caminho campestre.

Ingredientes para 4-6 pessoas
  • 1 molho grande de urtigas (+/- 600 g)*
  • 40 g de manteiga
  • 1 cebola picada
  • 4 batatas grandes, cortadas em em pedaços
  • 1,2 l de água quente ou de caldo de legumes
  • sal & pimenta moída no momento
  • 2 colheres (sopa) de natas para culinária
Croûtons
  • 4 fatias de pão de forma, sem a côdea
  • 1 dente de alho grande, cortado em metades
  • 2 colheres (sopa) de azeite
* o uso de luvas de jardinagem é indispensável para a colheita e o manuseamento das urtigas, que só perdem a agressividade urticante após serem postas de molho durante uns 10-15 minutos em água fria.

Preparação

Lavar e arranjar as urtigas, guardando unicamente as folhas e as pontas mais tenras. Deixar escorrer.

Derreter a manteiga numa panela. Refogar a cebola picada por 3-4 minutos, mexendo. Juntar as urtigas e envolver. Cozinhar até as folhas começarem a murchar.

Adicionar os pedaços de batata e misturar. Cobrir com a água (ou o caldo) e levar a ferver. Baixar o lume e cobrir parcialmente com uma tampa. Cozinhar por 30-35 minutos, ou até as batatas se apresentarem bem cozidas.

Entretanto, esfregar as fatias de pão com o alho de ambos os lados. Cortar o pão em cubos pequenos e colocar numa tigela. Envolver o azeite e transferir para uma assadeira. Levar a tostar debaixo do grelhador do forno até os cubos de pão ficarem crocantes e dourados.

Temperar a sopa com sal e pimenta. Retirar a panela do lume e incorporar as natas. Triturar a sopa com o auxílio de um liquidificador ou de uma varinha mágica até obter um puré homogéneo.

Voltar a colocar a sopa ao lume para aquecer, sem deixar ferver. Se esta parecer muito espessa, acrescentar um pouquinho de água. Rectificar os temperos.

Distribuir a sopa por pratos fundos ou tigelas. Polvilhar com um pouco de pimenta moída no momento. Guarnecer com croûtons à gosto e servir de imediato.

Fonte : receita ligeiramente adaptada do livro Saveurs d'Autrefois, de Marie Leteuré - Ed. Solar (França)

Pimenta : Pimenta do reino - Natas : Creme de leite - Côdea : Crosta - Varinha mágica : Mixer - Molho : Maço

10 comentários:

  1. Olá Elvira,
    não resisti em comentar essa sopa de urtiga. Já tinha ouvido falar que a urtiga é muito saudável e até que é aconselhada para pessoas cancerosas, acho que tem muito ferro, não pesquisei o assunto ainda.
    Mas é preciso ser aventureira para experimentar essa verdura e ficar sujeita a levar picadas,lol.

    Gostei dessa sopinha e fiquei curiosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bem, que este creme tem bom aspecto lá isso tem,...mas comer urtigas!? Não sei não,....só se me dessem a provar sem dizer o que era!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente já tinha visto uma reportagem sobre uma zona cá em Portugal onde usam as urtigas na culinária, nomeadamente para sopa.
    E ao que parece é mesmo deliciosa. Mas nunca encontrei à venda.
    Por acaso não me saberás dizer onde posso encontrar?
    Beijokas

    ResponderEliminar
  4. Su,
    Que eu saiba, não se encontram urtigas à venda em Portugal. O melhor é mesmo levar consigo um par de luvas quando for dar um passeio pelo campo. Elas não faltam, pelos nossos caminhos agrestes, bosques, florestas e jardins. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Elvira,
    fiquei pasmada de espanto ao ver esta receita, mas achei uma ideia optima, e deve ser mesmo muito boa! Obrigada por dares uma pequena explicacao acerca das origens/uso, pois contigo ja aprendi hoje mais um bocadinho :) vou experimentar fazer! Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Tenho trauma de urtigas, meu Deus como essa ervinha dói! Durante a infância fui vítima dela vezes sem conta, é o que faz viver no campo he he

    ResponderEliminar
  7. Ola, sim as Urtigas ou Nettle como lhe chamam os Ingleses tem vários usos por estes lado (Reino Unido) desde sopas ate chá. O melhor é apanhar só as folhas mais novas e/ou aquelas que se encontram longe de estradas e caminhos onde circulem veículos auto motores (poluição) O seu uso é bastante variado na culinária, podem inclusive substituir espinafres ou agriões em determinados pratos.

    Caso queira descobrir que mais se pode fazer com as urtigas a nível culinário, basta fazer uma procura no google por Nettle (infelizmente as receitas estão em Inglês)
    ou então ir ate:

    http://www.bbc.co.uk/food/recipes/search?keywords=nettle&x=12&y=16&occasions[]=&chefs[]=&programmes[]=

    ResponderEliminar
  8. Bem.... desta não estava à espera...
    Quem diria.... afinal aprendemos muitas coisas interessantes na blogosfera... ;)
    Mas que a sopa tem um aspecto tentador lá isso tem...
    Obrigado por partilhar...
    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  9. Quem diria que urtigas davam uma bela sopa :-)nada como imaginação para diversificar, e eu na minha quintinha que tenho lá uma verdadeira plantação delas :-)vamos ver se arranjo coragem para as meter no caldeirão :-)

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !