27 de janeiro de 2011

American Shepherd's Pie


A Shepherd's Pie é um clássico da culinária anglo-saxónica. De origem britânica, este empadão de carne, cenoura, ervilha e puré de batata confecciona-se no Reino-Unido - mas também na Austrália - com borrego, substituído por novilho na América do Norte. Um prato simples e reconfortante que sabe muito bem durante a estação fria...

Ingredientes para 4-5 pessoas
  • 450 g de carne de novilho magra, picada no talho
  • 1 cebola grande, picada finamente
  • óleo
  • 2 dentes de alho, picados finamente
  • sal & pimenta moída no momento
  • umas gotas de molho inglês
  • 150 g de cenouras, cortadas em cubos pequenos
  • 150 g de ervilhas (frescas ou descongeladas)
  • 1 cubo de caldo de carne
  • 240 ml de água a ferver
  • 1 ovo grande
  • 900 g de puré de batata caseiro (com leite e manteiga)
  • pimentão-doce
  • salsa fresca e cebolinho

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Untar uma frigideira de saltear anti-aderente com um pouco de óleo e levar ao lume. Juntar a cebola, os alhos e a carne picada. Cozinhar em lume médio-forte, mexendo, até a carne se apresentar bem dourada e solta.

Adicionar os cubos de cenoura e as ervilhas. Temperar com sal e pimenta. Misturar muito bem e cozinhar por mais uns minutos, mexendo.

Entretanto, dissolver o cubo de caldo na água a ferver. Bater o ovo numa tigela pequena e juntar 2 colheradas do caldo, assim como umas gotas de molho inglês, batendo com uma vara de arames; reservar.

Adicionar o caldo restante ao preparado de carne e legumes. Misturar e baixar o lume. Cobrir com uma tampa e cozinhar até os legumes ficarem cozidos e não restar quase líquido nenhum na frigideira. Incorporar a mistura de ovo e caldo em lume brando, mexendo sempre até espessar um pouco. Polvilhar com salsa e cebolinho picados. Misturar e retirar a frigideira do lume.

Transferir o preparado para uma assadeira. Cobrir com o puré de batata e alisar a superfície com uma espátula. Polvilhar com algum pimentão-doce.

Levar ao forno - a 190ºC - até gratinar (25-30 minutos). Retirar a assadeira do forno e deixar repousar por 5-7 minutos antes de servir. Acompanhar com salada de folhas.

Ver a receita para Bimby

Fonte : receita adaptada do livro Favorite Brand Name * Classic Recipe Collection - Ed. Barnes & Noble (E.U.A.)

Carne picada : Carne moída - Novilho : Boi - Talho : Açougue - Pimenta : Pimenta do reino - Cubo de caldo : Tablete de caldo - Pimentão-doce : Páprica - Borrego : Carneiro - Empadão : Torta de carne

12 comentários:

  1. ou simplesmente empadão! (de carne) Mesmo não tendo costela anglo-saxónica este é também um clássico da minha cozinha! Um delicia recorrente e reconfortante, ideal para estes dias de frio que por aqui se fazem sentir! Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que delicia de empadao embora um pouco diferente do nosso habitual, mas é uma ideia bem conseguida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Elvira, acompanho seu blog constantemente e já fiz várias de suas receitas. Um diferencial do seu blog é a tabela de equivalências entre Portugal e Brasil ao fim das receitas que torna tudo mais fácil, parabéns pela idéia.

    Vai aqui uma sugestão. Este prato recebe vários nomes no Brasil. Em alguns lugares é chamado de Madalena em outros simplesmente torta de carne. Empadão é empadão mesmo e Escondidinho é um prato típico da região nordeste que é feito com mandioca (que os nordestinos chamam de macaxeira) em vez de batatas.

    ResponderEliminar
  4. Querida Elvira,

    sempre que a visito, fico maravilhada com as suas sugestões deliciosas! Obrigada por tudo o que me tem ensinado a fazer na minha cozinha.
    beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma receita fabulosa. Um empadão com toques diferentes. Julgo que também deve resultar muito bem com arroz a fazer de camada ao invés do puré de batata.

    ResponderEliminar
  6. Elvira,
    Adoro esse prato que é muito comum aqui no Brasil. Comia muito quando criança e chamava de bolo de carne moída com batata! Na Inglaterra se faz usando miúdos, que eu detesto...hihihi
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Elvira, tem mesmo bom aspecto e com o frio que está na rua, um prato desses era o ideal para o meu almoço.
    é que aqui a temperatura parece que congelou!!!

    ResponderEliminar
  8. Um prato excelente para esta estação de frio e chuva.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Uma refeição muito rica e super saborosa, nestes dias sabe tão bem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que bela sugestão, tem um aspecto bem apetecivel!
    jinhos

    ResponderEliminar
  11. Que engraçado, ainda ontem um colega meu trouxe este prato prato para o almoço :)
    Agora já tenho a receita :D

    ResponderEliminar
  12. elvira hum que suculento que esta. e com tanto legumes gostei desta receita vou reproduzir em breve.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !