2 de maio de 2010

Quiche Lorraine com cebolas



Uma quiche - ou tarte salgada - é sempre uma óptima opção para as refeições ligeiras dos dias quentes. Com uma salada a acompanhar, não preciso de mais nada. Esta é um clássico da culinária francesa tradicional, muito boa, com o travo doce que lhe conferem as cebolas...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 300 g de massa quebrada de compra ou caseira (ver a receita aqui)
- 1 colher (sopa) de pão ralado
- 80 g de bacon cortado em palitos finos ou em cubos pequenos
- 6 cebolas médias cortadas em meias-luas finas
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 300 ml de natas para culinária
- 4 ovos grandes
- 1 colher (sopa) de cebolinho picado
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Pré-aquecer o forno a 210ºC. Forrar uma tarteira com uma folha de papel vegetal (ou untar com 20 g de manteiga) e forrar depois com o disco de massa quebrada. Picar o fundo da massa com os dentes de um garfo e reservar no frigorífico.

Grelhar os palitos de bacon em seco numa frigideira anti-aderente até ficarem dourados. Escorrer sobre papel absorvente e reservar.

Aquecer o azeite numa frigideira de saltear ou num tacho. Juntar as meias-luas de cebola e cozinhar em lume brando por 10 minutos sem deixar ganhar cor, mexendo com frequência.

Temperar com sal e pimenta. Adicionar os palitos de bacon e a salsa picada. Envolver e reservar fora do lume.

Numa tigela grande, bater os ovos com as natas e o cebolinho. Temperar com sal e pimenta.

Polvilhar a massa com o pão ralado. Espalhar o preparado de cebolas e bacon por cima. Cobrir com a mistura de ovos e natas.

Levar ao forno - a 210ºC - por aproximadamente 40 minutos, ou até a massa e o recheio se apresentarem firmes e dourados.

Retirar a quiche do forno e deixar repousar por 5-7 minutos antes de desenformar. Servir a quiche quente, morna ou fria, com salada.

Fonte : receita adaptada do livro Quiches et Tartes Salées, de Johanna Lucchini - Ed. SAEP (França)

Pão ralado : Farinha de rosca - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino - Frigorífico : Geladeira - Papel vegetal : Papel manteiga - Tarte : Torta

7 comentários:

Tempere à gosto !