4 de maio de 2010

Doce de nêspera



Muito provavelmente, a propriedade onde moro na Terceira foi antigamente uma quinta onde se exploravam sobretudo árvores de fruta. O quintal é um pomar extraordinário onde as árvores crescem de uma forma que só vi em países tropicais. Mal cai um fruto no chão que brota uma árvore grande em muito pouco tempo. Somos um casal com um espírito ecológico acima da média, mas temos de arrancar com frequência alguns desses pés invasores que acabariam por mergulhar a casa numa selva densa. Os Açorianos que me lêem sabem do que estou a falar... As nespereiras do Japão, então, essas, são uma loucura. Produzem frutos em quantidade tal que daria para abastecer todos os supermercados da ilha...! Se quisessem saber de nêsperas. Pois toda a gente na Terceira tem nêsperas à fartazana sem ter de pagar para tal... No entanto, aproveito algumas e deixo a passarada - numerosa - comer o que bem lhe apetece. Transformei uns quilos delas num doce - ou compota - absolutamente delicioso, os frutos ligeiramente ácidos costumando ser os que melhor se prestam às conservas. Em pão torrado, com uma camada de manteiga açoriana por baixo: uma perdição...!

Ingredientes para 1 kg de fruta

- 1 kg de nêsperas
- 1 kg de açúcar granulado
- 4 grãos de pimenta da Jamaica inteiros

Preparação

Lavar, escorrer e secar as nêsperas, sem descascar. Cortar os frutos em metades. Remover os caroços e as extremidades.

Colocar as nêsperas numa picadora ou num liquidificador. Triturar até obter um puré grosso.

Colocar o puré de nêsperas numa caçarola. Juntar o açúcar e os grãos de pimenta da Jamaica. Envolver muito bem.

Levar a ferver em lume médio-brando, mexendo com frequência. Deixar borbulhar por aproximadamente 25 minutos, ou até o doce ficar no ponto de estrada*, mexendo com regularidade.

Distribuir o doce ainda bem quente por frascos de vidro previamente esterilizados. Fechar hermeticamente e virar os frascos ao contrário.

Deixar arrefecer por completo antes de endireitar os frascos. Guardar num local escuro, ao abrigo da humidade.

* Retirar um colherada do preparado para um prato raso e traçar um sulco - estrada - no meio com uma colher de pau. Se o sulco - estrada - não fechar, o ponto está obtido.

Picadora : Processador de alimentos
Frasco : Vidro

8 comentários:

  1. Deve ser magnifico...e está com um aspecto fabulosos...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro doces e compotas! Amanhã vou publicar um doce de morango!
    E partilho esse gosto de pão com manteiga e por cima compota!... tudo a que tenho direito!!!
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Deve ser divinal. Que pena por cá as árvores não crescerem assim.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. és uma sortuda!
    já eu adoro nêsperas e elas são carísimas!
    tenho uma nespereira no quintal há anos e ainda não deu frutos, tenho de me mudar para os açores!

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Elvira. Ainda não conheço os Açores, mas quando for à Terceira tenho de experimentar este seu doce de nespera. Não é muito usual ver-se a nespera em compotas. Em teoria praticamente todas as frutas dariam para fazer doce. De resto quero dizer que gosto bastante de visitar o seu blogue, pois além de coisas diferentes, vejo qualidade e carinho em tudo o que prepara. Não são só as fotos, sente-se que os ingredientes e a forma como cozinha prezam pela qualidade. Miguel from: http://cozinha-sem-tabus.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Aqui chamamos de maganórios e eu adoro :) Quem me dera ter assim tantos no quintal, quem me dera ter quintal, pomar ou jardim he he

    ResponderEliminar
  7. Olá Elvira!

    Nem de propósito!Preparava-me agora para fazer doce de nêsperas, que comprei na feira da praia.
    Oxalá o meu doce fique com este aspecto maravilhoso!

    Beijinhos

    (Leonor)

    ResponderEliminar
  8. Ora aqui está um doce que nunca farei. Infelizmente.
    As nêsperas, quando chegam a Berlim, vem por cinco euros o quilo, ou mais.
    :-(

    Elvira,
    já pensaram em exportar para a Alemanha?
    Se passamos o ano inteiro a comprar flores africanas, porque não frutos açorianos?

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !