14 de abril de 2010

Entrecosto marinado à americana


Este entrecosto de sabor agridoce - um clássico da cozinha norte-americana - fica deliciosamente caramelizado e tostado, tal como gosto...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 kg de entrecosto de porco
- sal
- 1 cebola picada finamente
- 2 dentes de alho espremidos
- 5 colheres (sopa) de ketchup
- 3 colheres (sopa) de vinagre de cidra
- 2 colheres (sopa) de molho de soja
- molho Tabasco q.b.
- 4-5 pés de alecrim
- óleo q.b.
- rodelas de laranja ou de ananás fresco para servir


Preparação

Cortar o pedaço de entrecosto em 4 pedaços iguais. Colocar os pedaços de entrecosto numa assadeira e temperar com sal. Reservar.

Numa tigela, misturar muito bem a cebola picada com os alhos espremidos, o ketchup, o vinagre, o molho de soja e umas gotas de Tabasco.

Pincelar os pedaços de entrecosto com o preparado e juntar o alecrim. Cobrir e reservar no frigorífico durante pelo menos 2 horas.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Regar os pedaços de carne com um fio de óleo e levar a assadeira ao forno durante aproximadamente 45 minutos - a 180ºC, ou até a carne se apresentar bem tostada. Pincelar frequentemente os pedaços de entrecosto com o próprio molho. Se isso for necessário, borrifar com um pouco de água para o molho não secar.

Retirar a assadeira do forno e servir de seguida. Acompanhar com rodelas de laranja ou de ananás, salada de folhas e batatas fritas ou assadas.

Fonte : receita adaptada da revista Saberes & Sabores nº173 (Portugal)

Entrecosto : Costela, costelinha - Ketchup : Catchup - Molho de soja : Shoyu - Ananás : Abacaxi - Frigorífico : Geladeira, refrigerador

5 comentários:

  1. este entrecosto esta como eu gosto
    tostadinho e essa crsota caramelizada bem e deliciosa
    beijinhos elvira

    ResponderEliminar
  2. Também gosto assim tostado! Excelente sugestão!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Nunca fiz entrecosto em casa. Vi uma vez uma receita da Nigella de entrecosto para o natal e fiquei com o bichinho. Esta receita parece muito saborosa. Vou mesmo tentar fazer e depois colocar aqui um comentário à posteriori de comer.

    Boas receitas!

    ResponderEliminar
  4. adoro receitas de entrecosto já copiei

    ResponderEliminar
  5. Elvira, adoro entrecosto e esta receita já está na lista para fazer em breve :) Ficou com um aspecto fantástico!!! beijinhos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !