7 de março de 2010

Elvira's Favorite Cheeseburger



Cá na Terceira sente-se alguma influência americana. Não só por causa da base militar das Lajes como também porque muitos Açorianos emigraram para a América do Norte, trazendo de volta alguns hábitos e costumes alimentares. No entanto - em termos de restauração rápida, é muito naturalmente que cachorros, pizas e hambúrgueres convivem com bifanas e empadinhas regionais nos snack-bares e nas tascas da ilha. Não existem cadeias internacionais de fast food por cá - nesta ilha pelo menos; os nossos hambúrgueres costumam ser bons porque são confeccionados de modo caseiro com produtos regionais da melhor qualidade - entre os quais a fabulosa carne bovina que se produz na região. E pode-se comprar o pão - caseiro - em qualquer padaria artesanal. Claro que não é aconselhado ingerir comida deste tipo todos os dias por óbvias razões dietéticas, mas de vez em quando, sabe mesmo bem. Esta é a combinação de ingredientes que mais gosto num hambúrguer, com inspirações tanto locais como vindas do outro lado do Atlântico...

Ingredientes para 1 unidade

- 1 hambúrguer de novilho com 80 g*
- 1 fatia fina de bacon sem o courato
- 1 fatia de queijo fundido tipo cheddar
- 1 mão cheia de couve lombarda cortada em juliana finíssima
- mostarda doce q.b.
- molho picante ou molho barbecue americano tipo Heinz q.b. (ou ketchup picante)
- 2 tiras finas de pickles de cebola**
- 1 pickle de pepino doce tipo alemão ou americano, finamente fatiado no sentido transversal
- 1 pãozinho para hambúrguer com sementes de sésamo

* cá na Terceira, os meus favoritos são os do talho Rocha. Têm um pouco de soja à mistura, o que rende a textura bastante agradável

** usei daquelas conservadas em vinagre juntamente com pimentos de "curtume" à moda da Terceira

Preparação

Aquecer uma chapa de cozinha em lume forte. Juntar o hambúrguer e grelhar muito bem de ambos os lados. Adicionar a fatia de bacon 2-3 minutos antes do hambúrguer ficar no ponto. Deixar grelhar até o bacon se apresentar bem dourado e crocante.

Entretanto, colocar uma pequena tigela refractária cheia de água no forno. Colocar o pãozinho por cima, sobre uma grelha. Ligar o grelhador do forno e tostar o pão muito ligeiramente (2-3 minutos).

Abrir o pãozinho e cobrir a parte inferior com as tiras de couve lombarda. Sobrepor a fatia de bacon previamente cortada em metades e adicionar a fatia de queijo. Juntar o hambúrguer.

Temperar à gosto com mostarda e molho picante. Cobrir com os pickles de cebola e de pepino. Fechar o pão e servir de imediato, acompanhando com batatas fritas ou anéis de cebola.

Ver também : Hambúrguer Açoriano

Novilho : Boi - Couve lombarda : Repolho - Ketchup : Catchup - Semente : Grão - Sésamo : Gergelim - Pimento : Pimentão

11 comentários:

  1. Este hamburguer está mesmo tentador... e um hamburguer caseiro é fácil de fazer e muito saboros, sabemos o que estamos a comer e com a nossa carne açoriana não podia ser melhor... podemos mandar um dos teus hamburguers :)

    ResponderEliminar
  2. Não sou da Terceira mas por isboa a influência Americana no Fast Fodd é bastante visível mas, e porque sabemos que na sua confeccção há por vezes uma grande quantidade de gordura e não sabemos exactamente que tipo de carne é usada eu evito. A solução, e porque todos gostamos de comida rápida de vez em quando, é fazer assim, caseirinhos e isso aqui em casa significa pelo menos 2 vezes no mês, faço-os assim também, apenas não coloco os pickles e em vez do repolho coloc alface e tomate.
    Mas adorei a sugestão do repolho, a pensar nos próximos que sairem por aqui. Ficou com um aspecto sublime.

    ResponderEliminar
  3. Que tentaçao...
    http://as-receitas-da-sonia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. ai que saudades dos nossos hamburgers... adoro os do bowling! ai sao tao bons!

    bjins ;) :D

    ResponderEliminar
  5. Elvira, essa foto está tentadora: até salivei com esse "cornichon" a espreitar :) Creio que vou ter de experimentar para averiguar se o Elvira's Favorite Cheeseburger passe também a ser o Isabel's Favourite Cheeseburger! Tudo leva a crer que sim!!! Beijinho e um excelente resto de Domingo.

    ResponderEliminar
  6. Raramente como hamburgers, mas o teu tem um aspecto tão delicioso, que me deixou desejosa de comer um!!!!!!
    Não sei se permites selos no teu blog, mas como gosto muito dele, gostaria de te oferecer um, que está lá no meu, espero que gostes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Elvira,

    Isto está longe de ser fast food! Preparado assim considero confort food!

    Acabei de aprender que repolho por aí é couve lombarda!

    Você poderia me dar alguma dica do que é imperdível comer em minha primeira visita à Lisboa? Estarei lá em abril...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. esta fast food caseira e mil vezes melhor
    ma mesmo assim como pouquissimnas vezes.
    esta comia e bem.
    esta delicioso
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Uma delícia. Que bem sabiam hoje ao jantar.
    Bjs

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !