16 de janeiro de 2010

Tortas de carne



Estas "tortas" - ou bolinhos de carne - são tradicionais da ilha Terceira e destinam-se ao aproveitamento de sobras de carne cozinhada. Ficam muito boas acompanhadas com salada para uma refeição descontraída e simples de fim de semana...

Ingredientes para 6 pessoas

- 3-4 batatas médias
- 250-300 g de sobras de carne de novilho ou de vitela cozinhada
- 1 cebola picada finamente
- 1 ramo pequeno de salsa
- 1 ovo grande (ou 2 pequenos)
- sal & pimenta moída no momento
- 1 pitada de noz-moscada moída
- 1 pitada de canela em pó
- 1 fio de vinho branco seco
- óleo vegetal q.b.

Preparação

Lavar e escovar as batatas em água fria corrente, sem descascar. Cozer as batatas em água a ferver temperada com sal por aproximadamente 20 minutos, ou até se apresentarem cozidas mas ainda firmes.

Escorrer as batatas e deixar arrefecer por completo. Remover a pele e cortar as batatas em cubos pequenos. Colocar os cubos de batata numa tigela grande e reservar.

Desfiar finamente as sobras de carne ou pica-las. Juntar a carne às batatas, assim como a cebola e a salsa previamente picada. Esmagar tudo com o auxílio de um garfo, misturando bem.

Adicionar o ovo. Temperar com sal, pimenta, a noz-moscada, a canela e o vinho branco. Envolver muito bem com o auxílio de uma colher de pau. Cobrir a tigela com filme transparente e reservar no frigorífico por 20-30 minutos.

Aquecer óleo suficiente numa frigideira grande para chegar a meia-altura das tortas. Retirar colheradas bem cheias do preparado e levar a fritar no óleo, achatando ligeiramente as tortas com uma colher ou um garfo durante a cozedura. Quando as tortas ficarem firmes e douradas por baixo, virar delicadamente e deixar dourar do outro lado.

Escorrer cuidadosamente em folhas de papel absorvente. Servir as tortas quentes, mornas ou frias. Acompanhar com salada, azeitonas e arroz de nabiças.

Fonte : receita adaptada do livro Cozinha Tradicional da Ilha Terceira, de Augusto Gomes - Ed. Tabacaria Angra (Angra do Heroísmo, Portugal)

Ver também : Bolinhos de peixe

Torta : Bolinho - Novilho : Boi - Carne picada : Carne moída - Ramo : Maço - Pimenta : Pimenta do reino - Arrefecer : Esfriar - Frigorífico : Geladeira - Papel absorvente : Papel toalha

6 comentários:

  1. Aqui no Brasil os bolinhos de carne são muito populares entre os freqüentadores de bares! No lugar das batatas as mulheres aqui usam pão amanhecido! Ficaram muito lindos os seus Elvira! Um ótimo final de semana pra vc! Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Que delícia de bolinhos! Combinam bem com uma cervejinha, como sugeriu a Paula ali em cima... rs
    Vou anotar, essa é imperdível!
    Um abraço e...
    passa lá no Picadinho!

    ResponderEliminar
  3. muito bom para aproveitar os restos de carne... que bela receita Elvira!

    ResponderEliminar
  4. Uns fritos assim ao fim de semana sabem muito bem :)

    ResponderEliminar
  5. estao muito bonitos essas tortas de carne. e ha sempre um retsinho de carne pronta a utilizar
    beijocas

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !