3 de dezembro de 2009

Peito de pato com arandos



Magret - ou peito de pato - é uma comida gourmet tão chic e saborosa quanto fácil e rápida de preparar. O peito de pato deve ser cozinhado tal como o bife para ficar mal passado ou rosado, pois só assim desenvolve as suas qualidades gustativas ímpares. Frutas e molhos agridoces costumam ser os seus melhores acompanhantes, como nesta versão clássica com arandos, absolutamente deliciosa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 125 g de arandos vermelhos secos (cranberries)
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 peitos (magrets) de pato grandes - ou 4 pequenos, com a pele
- 1 cálice de vinho do Porto
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Pré-aquecer o forno a 90ºC.

Com uma faca bem afiada, fazer uns cortes fundos em forma de losangos na pele dos peitos de pato. Temperar com sal e pimenta. Reservar.

Colocar os arandos juntamente com o açúcar num tacho pequeno. Cobrir com água e levar a ferver. Deixar ferver em lume médio-forte até o líquido reduzir e se apresentar com o aspecto de uma calda ligeira.

Entretanto, aquecer uma frigideira anti-aderente em lume forte. Juntar os peitos de pato com a pele virada para baixo. Cozinhar por 3-4 minutos, retirando o excesso de gordura que se vai formando na frigideira com o auxílio de uma colher (reserver a gordura numa tigela para usa-la noutras receitas).

Virar os peitos de pato com uma pinça e cozinhar por mais 3 minutos. Retirar os peitos de pato da frigideira e coloca-los num prato. Cobrir com uma folha de alumínio alimentar e reservar no forno, a 90ºC.

Juntar o vinho do Porto à frigideira e raspar o fundo com uma colher de pau ou uma espátula. Adicionar os arandos e a calda destes. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver e desligar o lume.

Trinchar finamente os peitos de pato e distribuir as fatias de carne pelos pratos previamente aquecidos. Regar com o molho de arandos e servir de imediato. Acompanhar com batatas no forno à irlandesa e uma salada de folhas.


Pimenta : Pimenta do reino

7 comentários:

  1. Parece delicioso... Eu também tenho um blog de receitas, mas ainda estou começando...Se quiser dar alguma dica me visite. Abração! http://receitastemperos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Depois de uma fotografia tão artística e de uma descrição tão fabulosa deste prato, só apetece sentar-me à mesa com vista para um belo jardim , ao som de Rodrigo Leão, e degustar esta comida gourmet tão chic e que parece realmente absolutamente deliciosa.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Aff! vc com seu pratos maravilhosos desafiando minha dieta!! Até q esse posso acrescentar no cardápio!! Copiei várias receitas pra fazer no Natal! Adoooooro!!! Bjks

    Tem selinho pra vc lá no blog!!

    ResponderEliminar
  4. Bem o pato ficou com um aspecto fantastico, mesmo no ponto certo. Adorei a receitinha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. elviraaaa .....gostei e queria saber uma coisa....eu arranjo Magret no talho?! diz-me?! preciso arranjar para provar!!! gostei mto!

    ResponderEliminar
  6. Querida "Trofa",

    Eu costumo arranjar magret de pato nacional de muito boa qualidade embalado sob vácuo e congelado no supermercado Modelo. Conta mais ou menos 5-6 euros para 2 pessoas (entre 450 e 600 g).

    Não te vais arrepender pois é uma carne saborosa e suculenta. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. BOA ELVIRA!!! já "anotei" a dica!!! Vou procurar tenho de provar!!! beijokas e mto obrigada!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !