10 de novembro de 2009

Salada de queijo de cabra quente



O Tertúlia de Sabores é um dos blogues culinários portugueses que sigo com mais prazer pois tem receitas deliciosas, fotos deslumbrantes e um design irrepreensível. No entanto, foi com muito agrado que respondi ao convite da Moira quando esta me pediu para participar com uma receita no quadro do 2º aniversário da sua Tertúlia de Sabores. Creio que esta saladinha inspirada na cozinha dos bistrots parisienses seria adequada para começar uma refeição de festa... Desejo uma longa e bela vida à Tertúlia. Mil beijinhos de parabéns, Moira!

Ingredientes para 4 pessoas

- ½ chávena* de azeite
- 3 batatas médias com a pele
- 1 mão cheia de bacon cortado em palitos finos
- 1 ovo grande
- sal & pimenta moída no momento
- 1 e ½ chávenas de pão ralado
- 1 rolo de queijo de cabra francês (chèvre)
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
- 1 colher (sopa) de mostarda de grão à antiga
- 225 g de rúcula selvagem

* 1 chávena = +/- 230 ml

Preparação

Pré-aquecer o grelhador do forno. Forrar um tabuleiro com uma folha de papel vegetal e untar ligeiramente com azeite. Reservar.

Lavar e escovar muito bem as batatas em água fria corrente. Levar as batatas a cozer por 20-25 minutos em água temperada de sal, até ficarem cozidas mas sem se desfarem. Escorrer as batatas e passa-las sob água fria corrente. Deixar amornar e cortar as batatas em cubos, sem descascar. Reservar.

Aquecer uma frigideira anti-aderente e grelhar os palitos de bacon em seco até se apresentarem dourados de todos os lados. Retirar a frigideira do lume e reservar.

Bater o ovo com sal e pimenta num prato fundo. Colocar o pão ralado noutro prato fundo. Cortar o queijo de cabra em 8 rodelas. Mergulhar as rodelas de queijo no ovo batido e passa-las depois pelo pão ralado. Colocar as rodelas de queijo panadas no tabuleiro e reservar.

Numa tigela, bater o vinagre com a mostarda, sal e pimenta. Adicionar ¼ chávena de azeite em fio, batendo sempre com uma vara de arames até o molho ficar bem ligado e emulsionado. Reservar.

Pincelar ligeiramente as rodelas de queijo com o azeite restante. Levar ao forno até dourar, por aproximadamente 5 minutos. O queijo deve ficar quente e dourado, mas não derretido.

Misturar a rúcula com os cubos de batata e os palitos de bacon; borrifar com o molho. Dividir a salada por quatro pratos. Distribuir as rodelas de queijo quente e servir de seguida. Acompanhar com pão torrado.

Fonte : receita ligeiramente adaptada do livro Everyday Food * Great Food Fast, de Martha Stewart - Clarkson Potter Publishers (E.U.A.)

Pimenta : Pimenta do reino
Pão ralado : Farinha de rosca

8 comentários:

  1. Olá Elvira, que salada especial, boa para dias de comemoração mesmo, parabéns! bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Que bela salada, com queijo de cabra que eu adoro.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Esta saladinha deve ser algo de divinal!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Querida Elvira,

    Parabéns pela magnífica salada! Deve ser uma delícia.

    Beijinho

    (Leonor)

    ResponderEliminar
  5. Elvira,
    Mais uma vez obrigada por teres aceite o convite, foi com muito gosto que publiquei esta tua sugestão no Tertúlia.
    Entretanto lembrei-me de uma outra coisa que comi em França e que adorei: Chèvre Chaud.
    Agora deu-me uma saudade de um montão de coisas que comi durante aqueles 15 dias em que percorri o Vale do Loire e a região das grutas.
    As férias deixam sempre imensas saudades :)
    Um beijinho
    Moira

    ResponderEliminar
  6. Adoro queijo de cabra. Esta salada tem um aspecto fenomenal :)

    ResponderEliminar
  7. Hummm que bom asapecto!!!! mesmo!!! mas agora com o frio...vou escolher antes a tua sopinha em cima.....

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !