22 de outubro de 2009

Cromesquis de banana e roquefort



Conheço a minha querida amiga Véronique há praticamente cinco anos, desde a criação do meu primeiro blog culinário, a Tasca da Elvira - irmão mais velho e francófono do Bistrot. Naquela altura, existiam pouco mais de duas dezenas de blogues sobre a temática, em língua francesa. Já nessa época, a Véronique destacava-se pela criatividade dos seus cozinhados e pela qualidade das fotografias que os acompanhavam. Saveurs Sucrées Salées - que infelizmente já não existe - era sem dúvida alguma o melhor blog culinário francês. Foi a Véronique que me levou consigo para a aventura de Une Souris dans le Potage, um livro publicado em 2006 que reunia algumas das blogueiras principiantes desses bons velhos tempos... Desde então, a minha amiga tornou-se uma conceituada autora de livros culinários ao mesmo tempo que se dedica de corpo e alma ao movimento Slow Food e que gere com sucesso Saveurs Sucrées Salées, uma empresa virada para a gastronomia - aulas de culinária, criação de produtos gourmet, catering, organização de eventos, etc.

Andava ansiosa para descobrir o mais recente "bebé" da Véronique, um livro totalmente dedicado aos queijos fabricados com leite cru, franceses mas também europeus. E de forma modesta, até tive a honra de participar um pouquinho nesse lindo projecto, enviando para Paris alguns queijos portugueses - entre os quais São Jorge - que não só foram degustados num convívio da Slow Food France como também incluídos em duas receitas do livro. Todavia, não foram essas receitas que testei primeiro, mas esta, de cromesquis - ou croquetes, deliciosos e característicos das combinações ousadas e originais que a Véronique imagina na sua cozinha dos arredores de Paris. O queijo roquefort - forte e salgado - é um dos que melhor combina com frutas. Costuma ficar a matar com pêra, maçã e tâmara; fiquei agora a saber que também liga lindamente com banana. Uns aperitivos diferentes para quem gosta de sair da rotina e de surpreender...

Ingredientes para +/- 24 unidades

- 200 g de queijo roquefort*
- 160 g de bananas maduras, descascadas
- 2 colheres (sopa) de vinho branco seco
- pão ralado q.b.
- farinha de trigo q.b.
- 1 ovo grande
- óleo vegetal para fritar

* ou outro queijo azul à gosto (stilton, gorgonzola...)

Nota : o livro indica apenas uma quantidade de 20 g de queijo roquefort. Trata-se de uma mera gralha tipográfica, pois a quantidade requerida é de 200 g, facto que me foi pessoalmente confirmado pela autora.

Preparação

Esmagar muito bem as bananas com o queijo. Juntar o vinho branco e adicionar 55 g de pão ralado. Misturar e cobrir com filme transparente. Reservar no frigorífico durante 1 hora.

Retirar pequenas porções do preparado com o auxílio de uma colher de chá. Moldar bolinhas compactas e firmes com cada porção.

Passar as bolinhas uma por uma na farinha e depois pelo ovo previamente batido. Por último, passar as bolinhas pelo pão ralado. Repetir o processo (farinha, ovo, pão ralado) mais uma vez para que os cromesquis fiquem com uma crosta espessa e consistente. Reservar as bolinhas no frigorífico durante mais 1 hora.

Aquecer o óleo a 170ºC numa fritadeira. Mergulhar as bolinhas no óleo quente, virando-as de vez em quando até ficarem bem douradas de todos os lados. Escorrer muito bem sobre papel absorvente.

Servir os cromesquis bem quentes. Acompanhar com vinho branco seco fresco ou champanhe bruto gelado.

Fonte : receita adaptada do livro Variations inventives autour des fromages au lait cru, de Véronique Chapacou - Ed. Tana (França)

Ver também : Tâmaras recheadas com queijo azul - Canapés de roquefort com maçã

Pão ralado : Farinha de rosca - Frigorífico : Geladeira, refrigerador - Papel absorvente : Papel toalha

11 comentários:

  1. Com banana?!.... sou anti bananas, mas com esta esganavas-me bem...era bem capaz de provar se os vi-se.... ESTAO LINDOS!!! UAU!

    ResponderEliminar
  2. Parece mesmo maravilhoso. E este livro, então? Maravilhoso. Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Elvira, Gosto muito desta colecção da qual tenho alguns livros... parece que vou ter que juntar mais um :))
    Banana e Roquefort deve ser uma combinação supreendente ;)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  4. Ao contrário da amiga que comentou sou pró-bananas, "bananólatra" mesmo! Parece deliciosa a combinação de banana com Roquefort. Não sei aí, mas aqui temos muitos tipos de banana. A Banana da Terra é mais usada em culínária pois é mais seca. A mais doce e comum é a nanica. Acho que dá p/ fazer com todas elas.
    Linda receita!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Estes cromequins (gostei do nome) ficaram magníficos. imagino que a banana junto com queijo lhe conferem uma cremosidade que deve ser delciosas.
    Lindos, fantásticos.

    ResponderEliminar
  6. Bastante inusitado! Uns belos e diferentes croquetes. Como gosto de queijos, até suporto a banana entre eles :)

    ResponderEliminar
  7. Nunca experimentei banana com roquefort, mas depois de ver estas maravilhas, despertoiu-me a curiosidade.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Uma receita sem dúvida bem original, o sabor deve ser uma delícia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Nossa, essa mistura de sabores deve ter ficado divino, Elvira! Delícia!!!
    Excelente receitinha, parabéns.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  10. Saveurs Sucrées Salées23 de outubro de 2009 às 05:38

    Lhe agradeça meu amiga...
    (j'espère ne pas avoir écrit de bêtises)
    Bisous plein et fort.

    ResponderEliminar
  11. Ah, tu les as faits! Ils sont aussi jolis que sur le beau livre de Vero.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !