12 de setembro de 2009

Arroz à catalã



Os "nuestros hermanos" têm muitas maneiras de cozinhar ovos. Esta é apenas uma receita entre mil, oriunda da província da Catalunha. Um pratinho simples e reconfortante, ideal para uma refeição preguiçosa e descontraída de fim de semana...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 chávenas* de arroz
- 8 ovos grandes
- 2 dentes de alho descascados
- 1 chávena de molho de tomate caseiro ou de compra
- 1 folha de louro
- 2 colheres (sopa) de azeite + umas gotas
- sal e pimenta moída no momento

* 1 chávena (xícara) = 1 cup => +/- 230-250 ml

Preparação

Levar água a ferver, em quantidade suficiente para cozer o arroz. Juntar o arroz, a folha de louro, umas gotas de azeite e os dentes de alho inteiros. Temperar com sal e pimenta. Deixar cozinhar em lume médio até o arroz se apresentar cozido (16-18 minutos).

Bater os ovos juntamente com sal e pimenta. Aquecer 1 colher (sopa) de azeite numa frigideira grande anti-aderente. Verter metade dos ovos batidos e fazer uma omeleta fina. Repetir a operação com o azeite e os ovos restantes.

Aquecer o molho de tomate. Escorrer muito bem o arroz e coloca-lo numa travessa de servir.; eliminar a folha de louro e os dentes de alho. Cortar as omeletas em tiras.

Dispor as tiras de omeleta sobre o arroz, intercalando com molho de tomate quente (ver foto). Servir de seguida, com salada de alface para acompanhar.


Pimenta : Pimenta do reino - Omeleta : Omelete

3 comentários:

  1. Apresentação maravilhosa! Realmente um arroz super simples mas aposto que delicioso! Bjo

    ResponderEliminar
  2. Simples e diferente. Eu não conhecia. Mas bom mesmo deve ficar com o molho caseiro de tomate.

    Abcs

    ResponderEliminar
  3. olha que maravilha.
    o meu moço reclama muito quando vai aos restaurantes assim comuns em Espanha mas acho que deste parto comia e lambia os dedos.
    beijocas

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !