7 de julho de 2009

Chuchu salteado com alho e coentros



Em Portugal continental e no Brasil, tem o nome de chuchu. Na Madeira, é pepinela e, nos Açores, caiota. Com o seu sabor neutro, este vegetal é uma excelente alternativa "light" à batata, tanto em sopas como noutras preparações. Inspirei-me de uma receita da Manuela - que agradeço - para acompanhar carne grelhada: chuchu simplesmente salteado com alho e coentros.

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 chuchus
- sal
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 3 dentes de alho picados finamente
- 1/2 ramo de coentros frescos

Preparação

Descascar os chuchus e remover os caroços. Cortar a polpa em cubos.

Levar os cubos de chuchu a cozer em água a ferver temperada de sal até se apresentarem cozidos mais ainda firmes. Escorrer muito bem e deixar arrefecer por completo.

Aquecer o azeite juntamente com os alhos picados. Adicionar os cubos de chuchu e saltear por uns minutos, até ficarem levemente dourados.

Polvilhar com os coentros previamente picados e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do blog Delícias e Companhia

Ver também : Chuchu gratinado com fiambre e queijo


Ramo : Maço - Arrefecer : Esfriar

9 comentários:

  1. Nunca comi chuchu!! uma vez peguei num e piquei-me toda!! Lol! mas o teu pratinho está com muito bom aspecto! Agora, quando for para a Madeira vou provar as pimpinelas!!

    ResponderEliminar
  2. aí está uma coisa que eu só uso na sopa, mas gostei desta variante...

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de chuchu, mas aqui sao raros e bastante caros. Ainda vem embalado individualmente...chic neh!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. eu adoro chuchu!!!refogado..com camarão..em salada..acho tudo de bom..apezar de ter pouco sabor..mas..a gente faz ele ficar delicioso!amei essa receita!!!bjus..

    ResponderEliminar
  5. Olá Elvira !

    De facto na Madeira o chuchu é conhecido por outro nome, a pepinela ou pimpinela.
    Adoro pimpinelas, mas há um pequeno detalhe ao escolhê-la, quanto mais pequenina for, melhor é! A minha avó cozinhava-as sempre com casca, porque dizia, ficavam mais saborosas! Também gosto de cozinhá-las assim, só as descasco quando as coloco na sopa.
    Se a Elvira tiver oportunidade experimente cozinha-las com casca, há-de dizer-me se achou diferença no seu sabor... :)

    Beijinho

    (Leonor)

    ResponderEliminar
  6. Costumo ter muitos chuchus, pois oferecem-mos com frequência. Mas apenas os utilizo nas sopas. Gostei desta sugestão e vou experimentar. É um acompanhamento muito interessante.

    ResponderEliminar
  7. Que ótima ideia Elvira. Eu sempre coloco salsinha e cebolinha picadas no chuchu. Na próxima vez que prepará-lo vou adicionar coentros. Um beijo, Babette.

    ResponderEliminar
  8. È para mim completamente desconhecido, como gosto de conhecer de tudo vou procurar. Nesta altura do ano vamos mais aos grelhados será um optimo acompanhamento e uma maneira de fazer comer legumes ás crianças.Obrigado pla ideia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Para mim os chuchus são para por na sopa, nunca experimentei de outra maneira. Mas esta parece uma excelente sugestão de acompanhamento para variar e não ser sempre batata, arroz ou massa!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !