1 de abril de 2009

Fusilli integral com fiambre e mostarda



Quando eu era criança - em França, pelava-me para comer "coquillettes-jambon" - um prato básico que fazia a delícia de todos os miúdos à minha volta. Não tinha nada de gastronómico, pois levava simplemente cotovelinhos, cubos de fiambre e queijo gruyère ralado, mas sabia mesmo bem. Entretanto, cresci - não assim tanto como teria gostado, mas guardei o gosto pela massa com fiambre. Aqui vai uma versão com fusilli (parafuso) integral, natas e mostarda de grão, mais adaptada ao meu paladar adulto...

PS : recebi alguns e-mails relativamente ao tremor de terra - magnitude de 4.3 - que se fez sentir esta manhã na Terceira e que também atingiu as ilhas do Faial e de São Jorge. Fiquei muito tocada com a vossa preocupação e agradeço as mensagens. Felizmente, está tudo bem; para ser sincera, na parte da ilha onde moro, nem o cheguei a sentir. Creio que foi mais notado na área de Angra de Heroísmo e especificamente em São Mateus, mas falei com pessoas de lá e parece que ninguém sofreu danos físicos ou materiais. Ainda bem! Tremores de terra benígnos são frequentes - e naturais - em zonas com forte actividade vulcânica submarinha, como o é o caso na nossa região. Mais uma vez, obrigada pelas vossas mensagens. :-)

Ingredientes para 4 pessoas

- 400 g de massa fusilli integral
- 1 ovo
- 250 ml de natas
- 1 colher (sopa) de mostarda de grão*
- 200 g de fatias de fiambre cortadas em tiras largas
- sal & pimenta moída no momento

* a mostarda de grão - também chamada de mostarda à antiga - é uma especialidade francesa de Meaux, uma pequena cidade dos arredores de Paris. Mais suave que a mostarda de Dijon, é preparada com grãos inteiros de mostarda que lhe trazem uma textura muito agradável. Encontra-se geralmente à venda nas prateleiras dos condimentos, nos supermercados. Pode ser substituída por mostarda doce - tipo Savora, misturada com grãos de mostarda (à venda nas ervanárias ou nas lojas alimentares asiáticas).

Preparação

Levar a massa a cozer até ficar "al dente" num grande volume de água a ferver temperada de sal. Escorrer a massa e voltar a colocar na panela onde cozeu. Reservar.

Numa tigela, bater o ovo com as natas e a mostarda. Temperar com sal e pimenta.

Juntar o molho de natas e mostarda à massa, assim como as tiras de fiambre. Misturar delicadamente em lume brando por 3 minutos, ou até o molho engrossar um pouco.

Servir bem quente, com uma salada de folhas para acompanhar.

Fonte : receita adaptada da revista Blue Cooking - nº 16

Fiambre : Presunto cozido - Massa : Macarrão - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino

6 comentários:

  1. Seus pratos são maravilhosos, sempre passo aqui pra ficar com vontade rsrsrsrs....
    Parabéns pois a cozinha é uma arte muito linda!!

    ResponderEliminar
  2. mas que boa a sua massinha. gosto mais desta sua vesao para adulta.beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Como você pode, de um simples fusilli, fazer uma massinha tão gostosa dessa?

    ResponderEliminar
  4. Com que então "pelava-me"? Já falamos açoriano! ;-)

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Podes crer, Pipoka! :-D

    Quando eu era "pexinxinha", "pelava-me" para comer disso...

    É impressionante como me adaptei ao modo de falar da Terceira (muito bonito, aliás). Digo de um peixe que é "grado" e não "grande; quando quero dizer "tão bom", só me ocorre "tanto bom" e aí por diante... Já quase que elimino os "r" todos no final das palavras e o meu "bondia" soa mais ou menos a "buondoia"! ;-)

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto muito de massas integrais, mas o resto da equipa nem por isso....
    Ainda bem que o tremor de terra não se fez sentir na tua zona, sempre te livraste de apanhar um susto.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !