30 de julho de 2008

Cenouras Vichy



As cenouras Vichy são um acompanhamento super clássico da culinária tradicional francesa. Muito fáceis de cozinhar, ficam deliciosas com qualquer assado de carne.

Ingredientes para 4 pessoas

- 600 g de cenouras cortadas em rodelas finas
- 60 g de manteiga
- 2 pitadas de açúcar
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Colocar as rodelas de cenouras numa caçarola juntamente com a manteiga, o açúcar, sal e pimenta. Adicionar água suficiente para cobrir as cenouras e levar a ferver.

Cozinhar em lume forte até a água evaporar por completo. Baixar o lume.

Deixar fervilhar em lume brando até as cenouras começarem a caramelizar ligeiramente na manteiga, sem deixar queimar.

Retirar a caçarola do lume e polvilhar com a salsa picada. Servir de imediato.


Pimenta : Pimenta do reino

11 comentários:

  1. Aí que maravilha, cenouras são mesmo muito saborosas e ainda feitas assim, aí, aí, aí.

    ResponderEliminar
  2. Oi, Elvira, estou precisando falar com você sobre o Inter-Blogs. Já mandei um e-mail mas dve estar com o memso problema do anterior.
    Abs. Eduardo.

    ResponderEliminar
  3. Que cenouras maisa apetitosas! Uma dúvida: o açúcar entra quando a água já tiver evaporado?

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia estas cenouras por este nome. Minha mãe sempre preparava quando eu era criança, mas chamávamos de "cenoura refogada" hehehe
    Eu adoro!

    ResponderEliminar
  5. Eu sempre faço uma parecida (uso EVOO), mas não sabia que tinham este nome tão bonitinho. Minha prima me ensinou. E é incrível a diferença que faz a adiçãoi do açúcar.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  6. Acompanhavam muitro bem a pernita de perú ;)

    ResponderEliminar
  7. Simples, fácil e delicioso não é Elvira?

    até
    Alessander Guerra
    www.cuecasnacozinha.com

    ResponderEliminar
  8. Primeiro o feijão verde maravilhoso, agora estas cenouras tentadoras... estou a ficar sem desculpas para acompanhar a carne com batatas fritas - lol!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Elvira, cá no Algarve temos uma receitinha de cenouras algarvias bem parecida a essa mas leva colorau, azeite e alhos bem picadinhos. Fica excelente!
    Bj

    ResponderEliminar
  10. Fiz ontem para o jantar, ficou delicioso! Receita simplérrima, para repetir.
    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Fico muito feliz por ter gostado, querida Fernanda! :-)

    Bjs.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !