11 de março de 2008

Arroz de grelos



Uns tios meus ofereceram-me uma grande quantidade de grelos de nabo e de couve da horta que cultivam amorosamente. Gosto imenso de usar essas hortaliças, sobretudo as pontinhas floridas, de sabor delicado. E como estamos numa altura em que se come algum peixe, claro que não podia deixar de cozinhar um delicioso e tradicional arroz de espigas bem à moda portuguesa para acompanhar...! Segui a receita do livro Cozinhar com Vegetais de Maria de Lourdes Modesto.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 ramo de grelos
- 2 copos de arroz carolino
- 1 cebola grande picada finamente
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho picados finamente
- 4 copos de água quente
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Arranjar os grelos, aproveitando unicamente as folhas mais tenras e as pontas floridas. Lavar e escorrer muito bem. Reservar.

Refogar a cebola picada no azeite aquecido até ficar translúcida, sem deixar queimar. Juntar os alhos picados e os grelos. Saltear até as verduras se apresentarem murchas.

Adicionar o arroz e envolver muito bem. Regar com a água. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver e cobrir com uma tampa.

Reduzir o lume e deixar cozer até o arroz ficar solto e ter absorvido o líquido. Deixar repousar por 5 minutos fora do lume antes de servir.

Grelo : Broto, rama de nabo ou de couve
Ramo : Maço
Pimenta : Pimenta do reino

7 comentários:

  1. Elvira ,
    andamos em sintonia primeiro foram os queques simples e não é que estou a fazer um arroz de grelos para o jantar com uma carninha de porco salgada típica da minha terra.... :)
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de arroz de grelos... mas dos grelos de couve e não dos grelos de nabo...pois amargam!!!.... costumo comer mto na casa da minha avó a acompanhar um peixinho frito ou um bife frito.... e a minha avó tb faz muito arroz de grelos com bacalhau... que eu simplesmente adoro!!!!...

    Adorei a lembraça dos comerzinhos da minha avó...:)

    bjcas

    ResponderEliminar
  3. adoro arroz de grelos e também o faco assim :-) às vezes um prato desse arroz serve de almoco/jantar. beijocas

    ResponderEliminar
  4. Elvira adoro arroz....esse seu prato está de comer de joelhos ainda mais com a verdura diretamente da horta dos seus tios...muito carinho.
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  5. Elvira, a Ana me apresentou aos grelos em Lisboa, e caí de amores por eles... Seu arroz está divino! Bjs

    ResponderEliminar
  6. eu adoro arroz de grelos... sou capaz de fazer uma refeição só com arroz de grelos e nem comer mais nada...
    mas raramente faço por causa da minha pimpolha.

    ResponderEliminar
  7. OLA ELVIRA,A NAVEGAR AQUI E ALI VIM AQUI PARAR VI ARROZ DE GRELOS E NAÕ RESISTI EM COMENTAR, ARROZ DE GRELOS ADORO COM TUDO, CARNE PEIXE....
    BEIJINHO

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !