5 de fevereiro de 2008

Esparguete ao ragú



Após uma viagem à Itália, a receita para marcar o regresso só podia ser italiana...! Toda a gente sabe cozinhar esparguete ao ragú – uma especialidade mais frequentemente conhecida entre nós por "esparguete à bolonhesa". Mas muitas vezes cometemos o erro – pelo menos, eu já cometi - de acreditar que é uma receita rápida e pouco sofisticada, destinada a aproveitar sobras de carne. No entanto - e bem pelo contrário, o esparguete ao ragú é um primo piatto tradicionalmente servido em ocasiões especiais e cujo sabor apurado se deve quase inteiramente à uma cozedura lenta. Simplesmente delicioso.

Ingredientes para 4 pessoas

- 350 g de esparguete
- 1 cebola picada finamente
- 1 cenoura picada finamente
- 1 talo de aipo picado finamente (sem a rama)
- 300 g de tomates maduros picados (sem pele nem sementes)
- 1 colher (sopa) de concentrado de tomate
- 80 g de toucinho magro picado
- 300 g de carne de novilho magra picada
- 1 copo de vinho tinto
- 1 copo de caldo de carne quente
- 1 folha de louro
- 1 cravinho
- azeite q.b.
- sal & pimenta preta moída na altura
- queijo parmesão ralado finamente

Preparação

Colocar a carne picada e o toucinho numa tigela grande. Juntar a cebola, a cenoura e o aipo. Misturar muito bem.

Aquecer um pouco de azeite numa caçarola. Juntar a mistura de carne e legumes e refogar até alourar. Adicionar os tomates picados e o concentrado de tomate. Refogar por aproximadamente mais 15 minutos. Regar com o vinho tinto e deixar evaporar em lume forte por uns minutos.

Juntar o caldo de carne quente, a folha de louro e o cravinho. Temperar com sal e pimenta. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 1 hora ou até não restar quase líquido nenhum na caçarola, mexendo de vez em quando.

Levar o esparguete a cozer al dente em bastante água a ferver temperada com sal e um fio de azeite. Escorrer muito bem a massa e colocá-la num prato fundo aquecido.

Remover a folha de louro e o cravinho do preparado de carne. Juntar o preparado ao esparguete e servir de imediato, com queijo parmesão ralado à parte.

Ver outra receita de esparguete à bolonhesa

Esparguete : Espaguete - Aipo : Salsão - Carne picada : Carne moída - Novilho : Boi - Cravinho : Cravinho-da-Índia - Pimenta : Pimenta do reino - Massa : Macarrão - Concentrado de tomate : Extrato de tomate

---

E já agora, desejo-vos um dia de Carnaval muito feliz e divertido...!


Máscaras de Carnaval numa rua de Veneza, Itália

15 comentários:

  1. Muito bom!! Adorei a foto das máscaras.

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Que bom Elvira,já tinha saudades.O esparguete está lindo...beijinhos doces

    ResponderEliminar
  3. Que bom que voltou Elvira, o seu esparguete está fabuloso.
    Bom Carnaval, beijokinhas:)

    ResponderEliminar
  4. Adoro comida Italiana e este é um dos pratos que mais aprecio... Excelente receita, obrigada por partilhar :-D

    Bjokas

    ResponderEliminar
  5. Ola Elvira, lindas as máscaras! Não sabia que era um prato para ocasiões especiais! Esta viagem sua com certeza nos trará muitos benefícios também! Bjs!

    ResponderEliminar
  6. que bom que voltou. Já tinha saudades. E quanto aos servidores de internet são todos... maus! Já tive um problema do género com a netcabo! Tb têm um serviço péssimo!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Elvira, que saudades das suas deliciosas receitas.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Ainda ontem, antes de passar por aqui a avisar que chegou, abri a sua página com a intenção de perguntar quando voltava ao blog!! Mas infelizmente a net em minha casa, não me deixava comentar nos blogues...muito lenta.

    Que bela viagem, não? E esta massinha, é já um bom prenúncio de que se avizinham coisas boas! :o)

    Quanto à internet, de que falou no post anterior, ando com esses senhores da sapo, "atravessados". Então não é, que quando eu desisti de ter net em Portugal, porque vinha para cá, e depois de insistirem vezes sem conta para que eu não cancelasse, avisam-me no final que, só passados 20 dias é que o cancelamento era efectuado e que ainda teria que pagar mais um mês. Fiquei mesmo chateada e expliquei que ninguém iria usar a internet pelo que me responderam que regras são regras e os tais 20 dias, estão no contrato. E eu, revoltada como sou com certas situações, enviei um e-mail a perguntar quem é que se responsabilizava pelas perdas contínuas de conectividade? Porque regras são regras e o contrato é para fornecimento de internet e não para falhas do mesmo. E a factura, no final do mês, é exactamente igual, sem descontinhos. Até hoje, recebi apenas um e-mail "simpático" a dizer que iam ver a situação. A conclusão a que chego, é que é mesmo preciso ter paciência, com estes "gigantes" e que pouco ou nada contribuem, as nossas reclamações!

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Elvira boa a tua massinha adorei também lindas as máscaras um beijo. Natércia...

    ResponderEliminar
  10. A Elvira deve ter feito algo de muito bom ao mundo para merecer tanta sorte! Se por um lado foi prendada com este dom maravilhoso que é o de cozinhar, por outro denota possuir muito bom gosto na elaboração deste blog (sendo até reconhecido pela imprensa!),mas ainda tem a felicidade de viajar por tantos países maravilhosos! Quem dá, recebe! e a Elvira é mestre em generosidade e partilha! Penso que nós fãs do seu blog é que temos de agradecer pelo seu carinho e partilha diária (seria diária se não houvesse tantos sapos a dormir)!

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada, queridas amigas! Até estou a corar com tantos elogios. ;-)

    A revista só se encontra à venda em França por enquanto, mas quem estiver interessado em adquirí-la pode fazê-lo clicando no link que coloquei na postagem.

    Beijinhos. :-)

    ResponderEliminar
  12. Elvira, que bom que vc voltou! Senti saudades tuas! A massa está com uma cara ótima! Welcome back! Bjs

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !