De tão simples que é, isto mais parece uma sugestão que verdadeiramente uma receita. Aliás, também não é propriamente o que se pode chamar um prato de Verão, apesar da frescura das charcutarias compensar o calor do queijo quente... Mas eu tinha de apresentar dignamente à mesa as especialidades maravilhosas que o meu marido trouxe da sua viagem à Alsácia...
Aqui podem ver algumas das iguarias: língua de vaca em geleia, lombo de porco fumado, salsichas de fiambre naturais e com pistácios, servidos com pickles de pepinos (cornichons) e de cebolinhas, como manda a tradição. Delícia...!
Para acompanhar, cozi al dente umas batatas com a pele, que escorri e descasquei antes de as cortar em rodelas grossas. Colocam-se as rodelas de batata com algum espaço entre elas numa assadeira forrada com fatias finas de bacon e temperam-se com sal e pimenta preta moída na altura. Por cima das batatas, vai um queijo munster médio cortado em duas metades. Leva-se a assadeira ao forno pré-aquecido até o queijo se apresentar derretido.
Et voilà...! Sai um prato alsaciano genuíno muito saboroso para quem não teme colesterol, claro. Se não tiver charcutarias alsacianas à mão pode substituí-las por charcutarias alemãs ou portuguesas (presunto, mortadela, salame, galantine, fiambre da perna, paio, etc.). E o queijo pode ser qualquer um meio-curado tipo amanteigado de muito boa qualidade... Acompanha-se com vinho riesling (ou outro vinho branco seco) gelado.
Pois é!!! a menina tem cá uma sorte do maridinho ir de viagem para as terras alsacianas e depois vem aqui mostrar-nos essas iguarias... pois... isso não se faz senhora minha rainha! Isso é pecado para as gulosas de fumados "como a mim"... buaaaaaaaaa :'( :'( :'(
ResponderEliminarBeijocas reais!
Hummmm e que deve dar um prato delicioso... por acaso colesterol alto é que coisa que para nestas bandas e que parece que veio para ficar... mas eu não era pessoa de resistir a uma iguaria dessas....
ResponderEliminarQuantas coisisnhas diferentes encontramos pôr aquí! Gostei destas salsichas de fiambre naturais e com pistácios, devem ser muito saborosas.
ResponderEliminarAbraços.
Elvira o que digo é que não tenho palavras para as suas maravilhas.um bjs Natércia...
ResponderEliminarFique pasma com a variedade das charcutarias. Deve ter sido uma refeição deliciosa.
ResponderEliminaras batatas parecem uma tartiflette, com a charcutaria faz me lembrar raclette , tanto um como outro ADORO.
ResponderEliminargosto de vir aqui ver seus pratos.