4 de junho de 2007

Pão de ló de Alfeizerão



Sexta-Feira fui passear até São Martinho do Porto - Estremadura, com o meu marido. Partindo da minha casa (Médio Tejo) e passando pela estrada nacional, veêm-se duas das maravilhas de Portugal: os mosteiros de Batalha e de Alcobaça. Quando chegamos a São Martinho do Porto, o ar estava quente e o céu límpido... Souberam-nos muito bem as bifanas e as cervejas tomadas no bar da praia, frente à belíssima baía... Aquela região tem muitos encantos. E um deles é... o famoso pão de ló, o melhor de Portugal - e por consequência do mundo, fabricado artesanalmente na aldeia próxima de Alfeizerão há mais de cinco gerações.



Eu bem gostaria de compartilhar a receita com vocês, mas está guardada a sete chaves, claro, como acontece com a maioria dos doces conventuais portugueses. O pão de ló original tal como é tradicionalmente feito na zona centro-oeste de Portugal foi inventado pelas religiosas de Alcobaça. O famoso pão de ló até chegou ao Japão no séc. XVI pela mão dos Jesuítas onde ainda hoje é o doce favorito dos Japoneses. Lá, chamam-lhe kasutera ou kastera, deformação do nome original do bolo: Castella (ver a versão japonesa da querida Akemi - Pecado da Gula).



Quando a ordem de Cister desapareceu, as freiras passaram a preciosa receita para uma família de Alfeizerão. Os primeiros pães de ló confeccionados fora dos conventos atingiram fama nacional quando a D. Amália Grilo os começou a vender para fora há mais de cem anos, por encomenda de famílias afidalgadas da região. É no Café Ferreira de Alfeizerão que se saboreia no entanto o genuíno pão de ló, confeccionado por descendentes directos da D. Amália Grilo. Podemos lá provar uma fatia do célebre bolo com um café ou levar um inteiro para casa, em tamanho pequeno, médio ou grande (preço : à partir de 3 €).

Não existem palavras para descrever o pão de ló de Alfeizerão: mais fofo, simples e saboroso não existe. Uma nuvem! E depois, há aquela surpresa de descobrir um coração cremoso e amarelinho no interior. Como se o doce tivesse sido confeccionado pelos próprios anjos... Simplesmente divinal!

Café Ferreira - Rua 25 de Abril, nº 215 - 2460-160 Alfeizerão - PORTUGAL

14 comentários:

  1. Querida Elvira, acho que posts como este deveriam ser proibidos (rsrs). É muita tentação para quem mora do outro lado do Atlântico. Fiquei sonhando com este pão de ló, a doçaria portuguesa é uma preciosidade. Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Ola :-)

    Eu morei muitos anos em S. Martinho (sou uma lisboeta alentejana s.martinheira de coracao :-)) ) e simplesmente adoro o pao de lo de Alfeizerao. Quando miuda costumava ir com os meus pais e irmao a pe desde S. Martinho a Alfeizerao em forma de passeio e o destino era invariavelmente o Cafe Ferreira para comer uma fatia deste doce quase divino. As vezes la convenciamos os nossos pais a comprar um para levar para casa. Nunca no entanto faltou este bolo numa qualquer festa em nossa casa. O pao de lo de Alfeizerao e para mim nao so um bolo que eu adoro mas tambem parte da minha infancia/adolescencia. Sim, sim, claro que eu aceito uma fatia ;-)). Muito obrigada :-)))

    Aprendiza de cozinheira

    ResponderEliminar
  3. é um pecado essas gostosuras serem exclusivas de portugal...ficarei na vontade, mas obrigada pela dica pq o dia q for a portugal sei o q é parada obrigatória de Pt. !bjs

    ResponderEliminar
  4. Elvira, menina esse danado desse pão de ló é famosíssimo. No dia que for a Portugal, tenho que experimentá-lo de qualquer jeito.

    ResponderEliminar
  5. Este é o verdadeiro pão-de-ló, não há outro. :)
    Mas Elvira... S.Martinho na Beira Litoral? Tendo eu nascido poucos quilómetros a norte de S.Martinho sinto-me na obrigação de corrigir - é Estremadura :)

    ResponderEliminar
  6. Acho que vou "encomendar" um pão-de-ló de Alfeizerão. Fiquei com umas saudades... Adoro! Assim como o de Ovar, o de Arouca...:)

    ResponderEliminar
  7. Você só me deixou com mais vontade de conhecer Portugal! Aqui no Brasil tem uma praia lindíssima na Bahia que também se chama Alcobaça! Bjs!

    ResponderEliminar
  8. Elvira, este seu post está uma delícia! Também adoro pão de Ló de Alfeizerão, assim como o de Arouca e o de Ovar que faço eu mesma. Fiquei roídinha de inveja por não ter uma caixinha dessas também para mim!!! :-)))

    ResponderEliminar
  9. Que belo passeio.
    Quando estou de férias vou sempre S Martinho e Val do Paraiso visitar uns amigos.
    Só não gosto é da praia "super suja com óleo dos barcos ali amarrados"

    Mas apreciei e muito a tua historia do Pão de Ló.

    ResponderEliminar
  10. Claro, Julie Sol, já que é um porto onde atracam barcos de pesca... E há muitas praias limpas à volta. Nunca tomo banho em São Martinho, mas a paisagem é linda. :-)

    ResponderEliminar
  11. Ah Elvira. isto realmente e maldade.

    ResponderEliminar
  12. Cara Elvira:
    Tenho uma receita desta maravilha que fica em muito idêntica ao original. Arrisco dizer que fica tal e qual. Posso enviar-lha, se assim o desejar.
    Cumprimentos.
    Patrícia - Uma leitora normalmente incognita e silenciosa, mas atentaaaaaaa....

    ResponderEliminar
  13. Macapá, 19.OUT.2008

    Minha nossa Sra. dos gulotões...

    À medida que lia os comentários e as narrativas da D. Elvira, ia-me recordando de quantas vezes sentado numa mesa do Café Ferreira, junto com minhas irmãs e minha mãe, degustavatão extasiante manjar.
    É claro que sempre levavamos um para casa (lá em Lisboa).
    Como temos até hoje casa de veraneio na Nazaré, Alfeizerão era ponto de passagem obrigatório, e mesmo quando passavamos as férias na Nazaré, invariavelmente uma ou duas vezes por semana, lá estávamos nós a caminho do "pecado da gula".
    Hoje morando tão longe é que sinto o quanto nossa terra é pródiga em gostusuras.

    Valeu pelas saudades mortas virtualmente, mas fiquei mesmo foi tentado a pilotar um fogão e tentar uma cópia desse deleicioso bolo.

    Raul Martins

    ResponderEliminar
  14. Eu nunca fiz esse bolo mas,já comi algumas vezes e,é divina´,de lamber os dedos.Lol.Um dia destes vou faze-lo,apenas preciso de comprar 1 forma de fundo amovivel.Bjs.:-)

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !