23 de junho de 2007

Almôndegas de novilho e chouriço



O meu marido gosta muito de almôndegas. Para lhe fazer o gosto, preparei estas que ficaram muito boas devido ao travo fumado do delicioso chouriço caseiro que comprei no meu talho favorito. Um pratinho clássico e simples, apreciado por pequenos como graúdos. Esta é também a minha participação ao repertório de Comidinhas do dia-a-dia da querida Akemi - Pecado da Gula...

Ingredientes para 4 pessoas

- 600 g de carne de novilho magra
- 1/2 chouriço de carne
- sal & pimenta moída na altura
- 1 colher (sopa) de farinha
- azeite q.b.
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 dl de vinho branco
- 1 lata grande de tomate picado
- 1 pitada de açúcar

Preparação

Cortar a carne em pedaços. Eliminar a pele do chouriço e cortá-lo tembém em pedaços. Picar a carne de novilho juntamente com o chouriço.

Colocar a mistura numa tigela. Temperar com sal e pimenta. Polvilhar com a farinha e envolver.

Moldar bolinhas de preparado entre as palmas das mãos, pressionando um pouco para não se esfarelarem durante a cozedura. Deixar as almôndegas repousar no frigorífico por 1 hora.

Aquecer um pouco de azeite numa frigideira. Adicionar as almôndegas e dourá-las de todos os lados em lume médio, virando com frequência. Retirar as almôndegas da frigideira com o auxílio de uma espumadeira. Reservar.

Eliminar um pouco de azeite da frigideira se isso for necessario. Raspar os sucos da carne com uma espátula. Juntar a cebola e o alho picados. Refogar até se apresentarem alourados.

Regar com o vinho branco e deixar reduzir um pouco. Adicionar o tomate picado assim como a calda deste. Polvilhar com o açúcar. Cozinhar em lume brando por 5-7 minutos, mexendo de vez em quando até obter um molho. Temperar com sal e pimenta.

Colocar as almôndegas no molho e cobrir com uma tampa. Deixar apurar em lume brando por 10 minutos, virando as almôndegas de vez em quando.

Retirar as almôndegas da frigideira e colocá-las num prato de servir. Reservar num local aquecido.

Juntar um pouco de água quente ao molho se este se apresentar demasiado espesso. Transferir o molho para o copo do liquidificador ou da varinha mágica e triturar até ficar liso e homogéneo.

Regar as almôndegas com o molho de tomate e servir de imediato. Acompanhar com puré de batata caseiro, massa, arroz ou migas de batata.

Novilho : Boi - Chouriço : Lingüiça portuguesa - Fumado : Defumado - Pimenta : Pimenta do reino - Carne picada : Carne moída - Frigorífico : Geladeira - Massa : Macarrão

5 comentários:

  1. Tb faço as almondegas mais ou menos dessa forma. Mas, confesso, que não aprecio muito. A minha filha é que é uma devoradora dessas bolinhas...

    ResponderEliminar
  2. Nossa, que almondegas lindas...Fiquei babando aqui...Eu adoro elas com uma boa polenta. Nem sei se combina muito, mas gosto é gosto né...Hehe.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Elvira, as minhas almôndegas não chegam aos pés das suas. Preciso melhorar as minhas. Eu adoro com macarrão, com arroz e feijão, com batatas...Já está anotada tb.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. O meu marido, então, não gosta nada de almôndegas. Eu adoro!

    ResponderEliminar
  5. Adoro almôndegas e estas são deveras deliciosas!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !