31 de maio de 2007

Esparguete vegetariano à Nettah



A Nettah é uma simpática moça belga que vive no Norte de Portugal, em Braga. É uma talentada artista plástica (podem ver algumas das suas belíssimas obras aqui) e também uma óptima cozinheira, como o demostra o seu blog La Cuisine de Nettah. Gosto das suas comidinhas práticas e familiares, onde se destacam algumas receitas vegetarianas interessantes. Por exemplo, a Nettah passou mestra na arte de cozinhar proteína de soja granulada - soja texturizada, inventando pratos saudáveis, deliciosos e nutritivos como este...

Ingredientes para 4-5 pessoas

- 300 g de proteína de soja granulada (soja texturizada)*
- 1/2 colher (chá) de caril
- 1 pitada de coentros moídos
- 1 colher (chá) de molho de soja
- água a ferver

- 1 pimento vermelho grande cortado em cubinhos
- 1 curgete cortada em cubinhos
- 2 colheres (sopa) de concentrado de tomate
- 1 lata grande de tomate pelado
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho esmagados
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de mangericão picado
- 1 colher (chá) de orégãos picados
- sal & pimenta
- queijo parmesão ralado em fios

- 500 g de esparguete
- azeite q.b.

* a proteína de soja texturizada é vendida granulada ou em nacos nas prateleiras dietéticas de qualquer supermercado ou hipermercado e também em lojas especializadas (Celeiro, etc.).

Preparação

Colocar a soja granulada numa tigela. Temperar com sal, pimenta, os coentros, o caril e o molho de soja. Envolver e cobrir com bastante água a ferver. Deixar repousar por 30 minutos.

Picar grosseiramente o tomate pelado. Reservar, assim como a calda.

Refogar a cebola picada e os alhos esmagados no azeite. Juntar os cubinhos de pimento e de curgete. Cozinhar por 10 minutos em lume médio.

Levar o esparguete a cozer "al dente" em água a ferver temperada de sal e um fio de azeite.

Escorrer a soja, espremendo muito bem o líquido. Adicionar ao preparado de legumes, assim como o concentrado de tomate, o tomate picado e a calda deste. Polvilhar com o mangericão e os orégãos. Envolver e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando por 10-12 minutos. Rectificar os temperos.

Escorrer o esparguete e colocá-lo num prato de servir fundo. Dispor o preparado de soja e legumes por cima. Polvilhar com fios de queijo ralado e servir de imediato.

Ver também : Pimentos recheados com soja / Lasanha de soja à bolonhesa

Esparguete : Espaguete - Caril : Curry - Molho de soja : Shoyu - Pimento : Pimentão - Curgete : Aboborinha - Concentrado de tomate : Extrato de tomate - Orégãos : Orégano - Pimenta : Pimenta do reino

12 comentários:

  1. Ei, Elvira, valeu pela dica, agora consegui colocar a imagem, não tinha esse botão antes... Esse espaguete deve ficar muitooo bom, receita anotada. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito bom Elvira. A proteína de soja é uma delícia.

    ResponderEliminar
  3. Gosto mais de bife !

    Joao

    ResponderEliminar
  4. Elvira mais uma delicia como sempre.um bjs...Natércia.

    ResponderEliminar
  5. ótima idéia!! Nunca provei uma massa com soja junto. Deve ficar delicioso!! Gosto mto de soja!

    ResponderEliminar
  6. Elvira facil de fazer e uma delícia né?!

    ResponderEliminar
  7. Elvira, menina, que coincidência, Acabei de preparar carne de soja, postarei amanhã. Eu adoro, principalmente porque meu marido tem fases de vegetariano e a soja cai muito bem.

    ResponderEliminar
  8. sou um adepto da comida vegetariana, embora não o seja. e esta massa parece bastante interessante.

    ResponderEliminar
  9. Olha Elvira, vou fazer a visita a esta blog bárbaro.obrigada! vc e uma mulher maravilhosa.E a neetah também pelo visto.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada senhora!!!! :-)

    ResponderEliminar
  11. Ola :-)

    Esta receita e muito bem vinda pois tento sempre dar a minha familia uma alimentacao mais saudavel e muitas vezes substituo carne por soja, assim ja tenho mais uma receita para juntar as muitas que ja lhe "roubei" :-). Gostava de lhe por uma questao. Se enganada nao estou ha ja algum tempo mostrou uma forma para fazer hamburgueres. Foi mesmo a Elvira ou estou toda baralhada?Se foi, onde e que a comprou? E que eu nao moro no pais e aqui onde estou nao a consigo encontrar. Alguem da minha familia vai brevemente a Portugal e pode ser que eu tivesse sorte. E que os meus hamburgueres saem sempre um bocado tortos :-)))). Muito agradecida desde ja.

    Aprendiza de cozinheira

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !