30 de agosto de 2006

Empanada de sardinhas assadas



As empanadas, cuja existência é muito antiga, são o símbolo mais forte da culinária galega. Não há festa ou romaria que as dispense. Existem empanadas recheadas com todo o tipo de coisas: chouriço, bacalhau, vegetais, toucinho, carne, aves, peixe, marisco, etc... Quando estive na Galiza, recentemente, comprei um livro dedicado a esta iguaria - O Libro da Empanada, de Fina Casalderrey & Mariano García, ed. Gastronomía - Xerais, em língua galega - com mais de 100 receitas (massas diversas e recheios). Testei uma delas, da autoria de Conchi Díaz, uma senhora dos arredores de Pontevedra, com base de sardinhas e vegetais. Modifiquei um pouquinho a receita original - que previa sardinha crua, mas eu resolvi assá-la primeiro - e ficou uma delícia! Esta empanada é uma óptima opção para utilizar sobras de uma sardinhada, por exemplo.

Ingredientes para 4-6 pessoas

Massa

- 400 g de farinha
- 1 ovo
- 1 copinho de vinho branco
- 1 copinho de azeite
- 1 colher (café) de sal fino

Recheio

- 8 sardinhas frescas
- 150 g de presunto cortado em cubinhos
- 2 cebolas picadas finamente
- 2 tomates maduros picados grosseiramente
- 1 pimento verde cortado em cubinhos
- 3 dentes de alho esmagados
- 3 hastes grandes de salsa
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 pitadas de açafrão
- sal

- farinha q.b.
- 1 ovo batido
- azeite q.b.



Preparação

Levar as sardinhas inteiras a marinar por 1 hora, com sal grosso, o alho esmagado e a salsa previamente picada.

Preparar a churrasqueira e aquecer uma grelha. Grelhar as sardinhas. Remover cuidadosamente as cabeças, as tripas, as espinhas e as peles, tendo o cuidado de deixar os filetes inteiros. Reservar os filetes das sardinhas.

Preparar a massa: dispor a farinha em monte na bancada. Abrir um buraco no meio e juntar o ovo, o vinho branco, o azeite e o sal fino. Mexer com o auxílio de uma colher, formando círculos a partir do centro. Amassar muito bem e formar uma bola. Recomeçar esta última operação varias vezes (pessoalmente, fiz tudo no meu robô multi-usos). Reservar a massa no frigórifico por 40 minutos (ou 20 minutos no congelador).

Alourar as cebolas picadas e os cubinhos de pimento no azeite aquecido. Juntar os tomates picados e os cubinhos de presunto. Refogar por uns minutos. Temperar com sal à gosto e o açafrão. Envolver fora do lume e reservar.

Pré-aquecer o forno a 220ºC.

Com o auxílio de um rolo, estender a massa não muito finamente na bancada polvilhada com farinha. Recortar um círculo suficientemente grande para forrar uma assadeira redonda e um mais pequeno para fechar a empanada.

Untar uma assadeira redonda com um pouquinho de azeite. Forrar com o círculo grande de massa. Espalhar o preparado de vegetais e presunto pelo fundo da massa. Cobrir com os filetes de sardinhas, formando uma estrela.

Fechar a empanada com o círculo de massa mais pequeno, pressionando bem as bordas com a ponta dos dedos para soldar. Fazer um buraquinho no centro da empanada e introduzir uma pequena chaminé feita de papel vegetal enrolado. Picar toda a superfície com o auxilio de um garfo e pincelar com o ovo batido.

Levar a empanada a cozer no forno - a 220ºC - por 45-50 minutos, ou até a massa se apresentar cozida, bem dourada e estaladiça. Retirar a assadeira do forno e desenformar delicadamente a empanada. Transferir para um prato de servir e fatiar. Servir a empanada quente, morna ou fria (é fria que eu mais gosto dela), com salada de alface e vinho branco de Galiza (Albariño) ou vinho verde.

Um blogue galego de culinária muito bonito e interessante : Cocinalia

4 comentários:

  1. Parece maravilhoso, e como fica douradinha essa massa.

    ResponderEliminar
  2. Querida Rita, a chaminé é para permitir ao vapor de sair da empanada para a massa não ficar "molhada" e ensopada.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !