27 de julho de 2006

Lapas grelhadas

Com as cracas, as lapas são uns dos frutos do mar mais típicos dos Açores. E realmente, quem as provou uma vez na vida pode confirmar que são deliciosas. Nos Açores, são muito fáceis de arranjar nas peixarias, nos restaurantes e até na rua. Cá em Portugal continental, é raro encontrarmos lapas à venda, apesar desta concha parecida com um chapeu chinês ser muito comum por toda a costa atlântica da Europa. Durante as férias, se vir algumas quando estiver na praia, não hesite em levá-las para casa assim como um saquinho de areia para preparar este petisco divinal. A receita é do meu amigo terceirense Fernando.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 kg de lapas frescas
- manteiga dos Açores
- 1 frasquinho de massa de malagueta*
- dentes de alho picados finamente
- areia
- pão saloio ou pão alentejano

* ou massa de pimentão forte



Preparação

Pré-aquecer o forno em função grelhador.

Limpar cuidadosamente as lapas de toda a areia.

Colocar uma boa camada de areia (na fóto, é areia preta da ilha Terceira) no fundo de uma assadeira. Dispor as lapas sobre a areia com a ponta bicuda para baixo - isto permite estabilizar as lapas para que o molho não derrame.

Distribuir uma pitada de alho picado, 1 colher (café) de massa de malagueta e um pedacinho de manteiga por cada lapa.

Levar a grelhar no meio do forno por 3-4 minutos, ou até as lapas começarem a despegar das conchas. Servir de seguida na própria assadeira, com pão de muito boa qualidade.

Nota : também é possível grelhar as lapas no churrasco. Basta colocar a assadeira por uns breves minutos em cima da grelha, não muito longe das brasas.

4 comentários:

  1. Olha... acho que nunca comi lapas...
    :-?

    ResponderEliminar
  2. Supermercado Sá (madeirense) no novo centro comercail do Campo Pequeno, tem la sempre

    ResponderEliminar
  3. Eu já comi. Na Madeira. E posso confirmar que são fantásticas. Tenho pena de morar longe de Lisboa, o único sítio onde existe um Supermercado Sá (além da Madeira, claro).

    ResponderEliminar
  4. bem..eu sou dos açores..e digo-vos, o melhor marisco é as lapas gralhadas..mas lapas dos açores.. as lapas da madeira nao teem a nossa qualidade..mas come-se na mesma.. e digo-vos nao percam a oportunidade de provar..é de comer e chorar por mais..ate á vista

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !