19 de julho de 2006

Compota de figo



Tenho a sorte de possuir duas magníficas figueiras no quintal. Dão figos "pingo de mel" maravilhosos, tantos que nem sei o que fazer com eles! Todos os anos, costumo utilizar alguns prepararando compotas deliciosas que me sabem muito bem no Inverno...

Ingredientes para 2 kg de fruta

- 2 kg de figos amarelos
- 1,2 kg de açúcar amarelo
- 1 pau de canela

Preparação

Lavar muito bem os figos e remover a pontinha dura. Abrir os figos ao meio com as mãos, sem tirar a pele.

Colocar os figos num tacho e cozinhar em lume brando, sem parar de mexer, até começarem a desfazer-se. Juntar o açúcar e o pau de canela. Misturar muito bem.

Cozinhar em lume brando por 1h30, mexendo com frequência. Remover o pau de canela.

Distribuir a compota por frascos previamente esterilizados e fechar hermeticamente.

10 comentários:

  1. Também gosto muito de fazer compotas! São sempre uma boa maneira de aproveitar fruta.
    De resto tenho a dizer que ontem para o jantar, a acompanhar umas espetadas de porco e vegetais, fiz a sua receita de Country Potatoes, que devo dizer que é deliciosa! Uma maneira de varias as habituais batatas fritas. E hoje para o almoço fiz o Couscous com frango e legumes (adoro couscous!) Ficou com optimo aspecto: logo digo-lhe se estav bom.
    Obrigada pelas suas receitas!

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Li no Damasco a excelente ideia de se esterilizarem os frascos no forno. Já o fiz a 220ºC. Fervi as tampas ou as borrachas à parte.

    Ah, os pingos-de-mel! Comia-os de manhãzinha directos da árvore, antes do pequeno almoço, em casa de meus pais, onde havia também duas figueiras dessas.

    O comentário da Colher de Pau encheu-me de fome a estas horas da manhã. Também vou experimentar as batatas.

    Como ficará o doce de figos se separássemos as sementes? O coador chinês é capaz de as reter, julgo. É uma questão de passar o doce em ainda ponto baixo com a polpa inteiramente liquefeita. Talvez me baseie neste seu, o açúcar amarelo parece-me bastante bem.

    ResponderEliminar
  3. Ontem para o almoço lá comi os couscous com frango e vegetais. É realmente muito bom, pode ser feita de véspera e comida fria, que sabe muito bem neste tempo. É uma receita leve e saborosa. Optima para comer depois da praia! Optima para variar o arroz e as batatas.
    Continue Elvira!

    ResponderEliminar
  4. Uma amiga da minha mãe fazia uma receita de doce de figo e acrescentava-lhe nozes picadas...hhuumm, uma delícia!!!
    Ai os doces...adoro!! Então por cima de uma boa fatia de pão com manteiga, não há nada igual!;)

    ResponderEliminar
  5. Colher de Pau: ficou muito feliz por gostar tanto das minhas receitas! :-)

    Avental: gosto de sentir as sementes e a pele, no doce de figo.

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Já tinha experimentado esta receita o ano passado e este ano repeti a dose! A compota é uma delícia e é uma óptima ideia para aproveitar os figos (para quem tem 1 figueira!); só roubei um pouquinho ao açúcar porque os figos já têm bastante naturalmente.
    De resto, adoro este blog e aproveito muitas ideias daqui, por isso,
    Parabéns e obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Olá Elvira!
    Tudo o que é bom é intemporal! Fui buscar esta sua receita de 2006 e experimentei-a ontem. Gostámos de tal maneira que hoje já estou a repetir a dose com o intuito de presentear os meus melhores amigos com esta delícia. É de facto uma receita simples, muito prática o que faz dela, na minha opinião, tão especial e sublime! Parabéns não só por ela mas também pela excelente qualidade das receitas, pelo visual do blog, pela inovação, pela dedicação, pela generosidade em partilhar, enfim... OBRIGADA!
    (Ainda não nos calhou ir aí para os seus lados, mas teríamos todo o gosto de a conhecermos caso venham passear para os nossos! : ))
    Um grande beijinho,

    Carla Cruz

    ResponderEliminar
  8. Elvira! vc é uma querida E grande Senhora! Parabens! Por ter exposto aqui a sua receita de compota de figos. Eu sou um apaixonado por figueiras figos e seus derivados. a minha esposa pediu-me para ver na net como se faz cmpota de figos e entao encontrei a sua. Vamos fazer porque somos gulosos por doce de figo. Muito obrigado e Bem Haja Manuel

    ResponderEliminar
  9. Sabiam que agora podemos ser o chef online do Continente é um concurso que está a decorrer no facebook. Além de aparecermos no site podemos ganhar €500 no Continente Online.

    ResponderEliminar
  10. acabei agora de preparar a minha compota de figos com a sua receita ... Mais tarde direi como a acharam os que a comeram ...
    Obrigado pelo seu blog que està nos meus favoritos
    (tenho um irmão a viver nos Açores em Angra do Heroismo)

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !