8 de outubro de 2011

Salmão glaceado ao vinagre balsâmico


Porque necessita de muito poucos ingredientes e que a sua confecção é minimalista, esta receita torna-se perfeita para improvisar um jantar simples e elegante de última hora. A consistência firme e gorda do salmão presta-se muito bem à preparações que o deixam ficar "glaceado" ou "lacado", além do seu sabor combinar da melhor maneira com molhos agridoces.

Ingredientes para 4 pessoas

  • 4 filetes* de salmão, com a pele
  • sal & pimenta moída no momento
  • 150 ml de vinagre balsâmico
  • 1/2 colher (chá) de açúcar

* ou postas, lombos...

Preparação

Pré-aquecer o grelhador do forno. Forrar um tabuleiro com papel vegetal.

Colocar os filetes de salmão no tabuleiro, com a pele virada para baixo. Temperar com sal e pimenta. Reservar.

Dispor o vinagre balsâmico num tacho pequeno, juntamente com o açúcar. Levar a ferver e deixar borbulhar até reduzir para 1/3, mexendo de vez em quando. Retirar do lume e reservar.

Secar ligeiramente os filetes de salmão com papel absorvente. Pincelar a parte superior dos filetes com a redução de vinagre balsâmico.

Levar ao forno - debaixo do grelhador - por 10-12 minutos - dependendo da espessura dos filetes, pincelando mais uma vez com o molho a meio do tempo e no final da cozedura.

Retirar os filetes de salmão do forno e servir de seguida, acompanhando com salada de canónigos - ou de agrião - e arroz de açafrão.

Pimenta : Pimenta do reino - Papel vegetal : Papel manteiga - Papel absorvente : Papel toalha

7 comentários:

  1. Elvira. Gostei tanto desta receita. O salmão e o bacalhau são os meus peixes favoritos.
    Este glaceado intrigou-me. Deve ficar um espanto.E como dizes é muito rápido de fazer, o que dá sempre jeito em situações em que nos deparamos com mais dois ou três para jantar.
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. O salmão parece que pede estas lacagens, de facto.
    Em relação ao arroz de açafrão, fui ver lá atrás mas a dúvida mantém-se: trata-se de Açafrão das Índias (cúrcuma), Açafrão verdadeiro (estames de crocus), ou Açafrão Bastardo (Açaflor), este último usado aí nos Açores e que nunca consegui obter?

    ResponderEliminar
  3. Acho que ficou o máximo! Gostei muito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Caro Luís,

    No Continente, costumava usar açafrão verdadeiro (crocus). Na Terceira, por ser um produto local, uso açaflor - que também costumam chamar açafroa por cá. É um amigo meu que me costuma dar as estames, mas também se arranja com facilidade nos supermercados (é bastante caro : um frasquinho custa mais de 10 €).

    ResponderEliminar
  5. Olá, Elvira. Adoro salmão e estas variantes agridoce agradam-me bastante. Fiz há dias salmão teriyaki e gostei bastante. Vou espreitar o arroz de açafrão. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu uso frequentemente o açafrão verdadeiro (estames de crocus)que, normalmente, compro em Espanha onde é muito mais barato (é o que eles usam nas paellas)e também o Açafrão das Índias (Curcuma)tanto em pó como em fresco, que cultivo em vaso e é muito parecido na forma com o gengibre, mas mais pequeno. A minha curiosidade é precisamente essa "açafroa" açoreana, ou Açaflor, que nunca vi à venda por cá; os estames que se vendem caríssimo nos supermercados são estames de Crocus, não de açaflor. Nos livros diz-se que essa açaflor também é comum no sul de Portugal mas lá no campo, nunca encontrei quem soubesse o que era.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !