As temperaturas açorianas estão neste momento mais propícias à saladas frias, mas eu gosto de comer sopa em qualquer altura do ano, mesmo que o termómetro ultrapasse alegremente os 25ºC. Sopa pode parecer um prato banal, mas para ficar mesmo boa - além do carinho com que a vamos cozinhar, precisa de vegetais de primeira qualidade usados na quantidade certa. Aqui, uma deliciosa abóbora-manteiga adquirida na já famosa quinta BioFontinhas desempenha com brilho o papel principal, auxiliada pelo aroma maravilhoso dos coentros frescos...
Ingredientes para 4-6 pessoas
- 50 g de manteiga
- 1 dente de alho cortado em pedaços
- 1 cebola picada
- 1 abóbora-manteiga com aproximadamente 500 g, descascada e cortada em pedaços
- 3 cenouras cortadas em pedaços
- 350 g de batatas cortadas em pedaços
- 1,2 l de água quente - ou de caldo de legumes
- 1 mão cheia de folhas de coentros frescos
- sal & pimenta preta moída no momento
- 2 fatias de pão cortadas em cubos pequenos
- 1 fio de azeite
Preparação
Derreter a manteiga numa panela. Refogar a cebola picada e os pedaços de alho em lume médio durante 5 minutos - ou até amolecerem, mexendo.
Juntar os pedaços de abóbora, de cenoura e de batata. Envolver e refogar por mais 5 minutos, mexendo.
Regar com a água quente e levar a ferver. Baixar o lume e cobrir parcialmente com uma tampa. Cozinhar em lume brando por 20-25 minutos, ou até os vegetais se apresentarem cozidos.
Entretanto, pré-aquecer o grelhador do forno. Colocar os cubos de pão numa assadeira e regar com um bom fio de azeite. Envolver muito bem e levar ao forno - debaixo do grelhador - até o pão ficar levemente dourado. Retirar a assadeira do forno e reservar.
Temperar a sopa com sal e retirar a panela do lume. Triturar a sopa com o auxílio de um liquidificador ou de uma varinha mágica até obter um creme liso e homogéneo.
Voltar a colocar a sopa ao lume, só para aquecer. Rectificar o tempero. Retirar a sopa do lume e adicionar as folhas de coentros.
Distribuir a sopa por tigelas ou pratos fundos e polvilhar com pimenta moída no momento. Guarnecer com os cubos de pão e servir de seguida.
Pimenta : Pimenta do reino
Adoro abóbora e adoro coentros (daí o nome do blog!) de modo que esta receita tem os ingredientes básicos para me conquistar. Já o não falar na cor maravilhosa da sopa :)
ResponderEliminarElvira concordo, se o ingredientes de uma sopa não tiverem qualidade é tempo perdido :)
ResponderEliminarNão foi o que aconteceu com a tua, porque com essa cor tem qualidade concerteza.
Beijinho
adoro esta sopinha, ficou com tão bom aspecto Elvira :) Beijinho
ResponderEliminar