13 de outubro de 2011

Creme de abóbora-manteiga com coentros



As temperaturas açorianas estão neste momento mais propícias à saladas frias, mas eu gosto de comer sopa em qualquer altura do ano, mesmo que o termómetro ultrapasse alegremente os 25ºC. Sopa pode parecer um prato banal, mas para ficar mesmo boa - além do carinho com que a vamos cozinhar, precisa de vegetais de primeira qualidade usados na quantidade certa. Aqui, uma deliciosa abóbora-manteiga adquirida na já famosa quinta BioFontinhas desempenha com brilho o papel principal, auxiliada pelo aroma maravilhoso dos coentros frescos...

Ingredientes para 4-6 pessoas

  • 50 g de manteiga
  • 1 dente de alho cortado em pedaços
  • 1 cebola picada
  • 1 abóbora-manteiga com aproximadamente 500 g, descascada e cortada em pedaços
  • 3 cenouras cortadas em pedaços
  • 350 g de batatas cortadas em pedaços
  • 1,2 l de água quente - ou de caldo de legumes
  • 1 mão cheia de folhas de coentros frescos
  • sal & pimenta preta moída no momento
  • 2 fatias de pão cortadas em cubos pequenos
  • 1 fio de azeite

Preparação

Derreter a manteiga numa panela. Refogar a cebola picada e os pedaços de alho em lume médio durante 5 minutos - ou até amolecerem, mexendo.

Juntar os pedaços de abóbora, de cenoura e de batata. Envolver e refogar por mais 5 minutos, mexendo.

Regar com a água quente e levar a ferver. Baixar o lume e cobrir parcialmente com uma tampa. Cozinhar em lume brando por 20-25 minutos, ou até os vegetais se apresentarem cozidos.

Entretanto, pré-aquecer o grelhador do forno. Colocar os cubos de pão numa assadeira e regar com um bom fio de azeite. Envolver muito bem e levar ao forno - debaixo do grelhador - até o pão ficar levemente dourado. Retirar a assadeira do forno e reservar.

Temperar a sopa com sal e retirar a panela do lume. Triturar a sopa com o auxílio de um liquidificador ou de uma varinha mágica até obter um creme liso e homogéneo.

Voltar a colocar a sopa ao lume, só para aquecer. Rectificar o tempero. Retirar a sopa do lume e adicionar as folhas de coentros.

Distribuir a sopa por tigelas ou pratos fundos e polvilhar com pimenta moída no momento. Guarnecer com os cubos de pão e servir de seguida.

Pimenta : Pimenta do reino

3 comentários:

  1. Adoro abóbora e adoro coentros (daí o nome do blog!) de modo que esta receita tem os ingredientes básicos para me conquistar. Já o não falar na cor maravilhosa da sopa :)

    ResponderEliminar
  2. Elvira concordo, se o ingredientes de uma sopa não tiverem qualidade é tempo perdido :)
    Não foi o que aconteceu com a tua, porque com essa cor tem qualidade concerteza.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. adoro esta sopinha, ficou com tão bom aspecto Elvira :) Beijinho

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !