24 de janeiro de 2011

Coelho panado à moda das Flores



Quem teve a oportunidade de visitar as Flores - a ilha mais ocidental dos Açores - terá com certeza ficado deslumbrado com as suas magníficas paisagens selvagens banhadas por um silêncio tão puro que quase parece sobrenatural. A natureza é rainha, naquele pedacinho de terra paradisíaco perdido no meio do Atlântico Norte. O interior da ilha, deserto, abriga milhares de aves e de coelhos bravos, fazendo das Flores um local bastante procurado pelos caçadores do arquipélago. E como é óbvio, existem algumas receitas tradicionais para cozinhar o que a natureza oferece com tanta profusão. Esta maneira de preparar coelho dá um pouco de trabalho, já que a carne é primeiro cozida antes de ser frita e depois assada. Mas vale a pena, pois o resultado final - aromático, tenro e estaladiço ao mesmo tempo - enche as medidas de qualquer apreciador de carne de coelho...

Ingredientes para 4 pessoas
  • 1 coelho cortado em pedaços
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 cebolas picadas
  • 1 folha de louro
  • 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
  • 2 malaguetas
  • 200 ml de vinho branco seco
  • sal
  • 1 colher (chá) de grãos inteiros de pimenta da Jamaica
  • 50 g de farinha
  • 2 ovos + 2 gemas
  • 50 g de pão ralado
  • óleo
  • sumo de 1 limão
  • salsa fresca picada
Preparação

Colocar os pedaços de coelho numa panela, juntamente com o louro, as cebolas e os alhos picados. Adicionar a polpa de tomate, as malaguetas, a pimenta da Jamaica e o vinho branco.

Temperar com sal e cobrir com água quente. Levar ao lume e deixar fervilhar por 25-30 minutos, com a panela semi-tampada.

Escorrer os pedaços de coelho e seca-los com papel absorvente. Manter o caldo quente em lume brando.

Bater os ovos inteiros num prato fundo. Colocar a farinha e o pão ralado em dois pratos separados. Passar os pedaços de coelho pela farinha e depois pelos ovos batidos. Terminar com o pão ralado.

Aquecer um pouco de óleo numa frigideira e fritar os pedaços de coelho em lume médio até se apresentarem dourados de todos os lados. Transferir os pedaços de coelho para uma assadeira e levar ao forno por 20-25 minutos, a 200ºC.

Entretanto, deixar o caldo reduzir em lume médio-alto. Coar o caldo e voltar a coloca-lo na panela.

Bater as gemas com o sumo de limão e 2 colheres (sopa) do caldo coado. Retirar aproximadamente 300 ml de caldo para um tacho pequeno e incorporar o preparado de gema em lume brando, mexendo sempre com uma vara de arames até espessar um pouco, sem deixar ferver. Polvilhar o molho com salsa picada.

Retirar os pedaços de coelho do forno. Servir de imediato, com o molho à parte. Acompanhar com arroz de manteiga e salada de folhas.

Fonte : receita adaptada da revista Cozinha Tradicional de Sucesso nº34 (Portugal)


Ilha das Flores, Açores, PORTUGAL

Pão ralado : Farinha de rosca - Panado : Empanado - Sumo : Suco

6 comentários:

  1. Adoro coelho e assim panado deve ser delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu sou suspeita, confesso. Das ilhas açorianas que conheço, esta é, sem margem para dúvidas a minha preferida! Mas, das duas vezes que a visitei, nunca comi coelho assim....fiquei curiosa! Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Cara Filipa,

    Também acho que é a ilha mais linda dos Açores. :)

    Infelizmente, são raros os restaurantes das Flores que fazem comida genuína e tradicional. É uma pena...

    Tive a sorte de jantar em casa de Florentinos de gema. E em casa das pessoas é que descobri a riqueza da culinária tradicional daquela ilha.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente não conheço nenhuma das ilhas mas espero conhecer um dia :)
    Coelho panado nunca tinha visto, que bom aspecto!

    ResponderEliminar
  5. eu nao conehçpo nenhuma ilha mas um dia queria conehcer porque acho esta zona do pais fantastica.
    coelhinho isso sim gosto e esta com muito bom aspecto.
    ja tenho fome:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Nunca comi coelho panado, no entanto fiquei curiosa. Coelho não é algo que toda a ente goste e por consegquencia acabo a faze-lo sempre da mesma maneira, bem temperadinho e com molho!

    Bjs

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !