20 de setembro de 2010

Esparguete com ervilhas e presunto



Este é um prato de massa simples mas muito bom. Gosto em especial do toque ácido do limão que tão bem combina com a doçura das ervilhas e o sal do presunto...

Ingredientes para 4 pessoas
  • sal & pimenta moída no momento
  • 1 fio de azeite
  • 350 g de esparguete (ou 500 g de tagliatelle)
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 chalota francesa, picada finamente (ou 1 cebola pequena)
  • 1/4 chávena* de natas para culinária
  • 280 g de ervilhas frescas ou descongeladas
  • 8 fatias finas de presunto, cortadas em tiras pequenas
  • 1 colher (sopa) de raspa de casca de limão
  • 1 colher (sopa) de sumo de limão
  • 1/2 chávena de queijo parmesão ralado (ou queijo da ilha, São Jorge...) + um pouco para guarnecer
* 1 chávena (xícara) -> 1 cup = um volume de 240 ml

Preparação

Levar a massa a cozer "al dente" num grande volume de água a ferver temperada de sal, com um fio de azeite. Escorrer a massa, reservando 1 chávena da água de cozedura. Reservar a massa no tacho onde cozeu.

Entretanto, derreter a manteiga numa caçarola em lume médio-alto. Juntar a chalota picada e refogar até amolecer, mexendo frequentemente, por aproximadamente 3-4 minutos.

Adicionar as tiras de presunto e saltear por 1 minuto, mexendo. Juntar as ervilhas e as natas. Envolver e levar a ferver. Baixar o lume e cozinhar até as ervilhas se apresentarem cozidas, mexendo de vez em quando.

Envolver a raspa e o sumo de limão. Misturar delicadamente o molho à massa cozida, mexendo com dois garfos. Adicionar o queijo ralado. Temperar com sal e pimenta. Juntar a água de cozedura reservada aos poucos, mexendo.

Distribuir o preparado por pratos fundos previamente aquecidos. Guarnecer com um pouco de queijo ralado e servir de imediato.

Fonte : receita adaptada do livro Everyday Food * Great Food Fast, de Martha Stewart - Clakson Potter Publishers (E.U.A.)

Esparguete : Espaguete - Massa : Macarrão - Presunto : Presunto defumado, prosciutto - Pimenta : Pimenta do reino - Natas : Creme de leite - Chalota : Echalote - Sumo : Suco

5 comentários:

  1. Mais uma sugestão que levo comigo...
    Hoje coloquei no meu blog a receita de medalhões de porco com cebolinhas que tb levei daqui, e que serviu de prato principal num jantar de amigos.
    Obrigada
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Eu também quero! Simples e prática, mesmo ao meu gosto! :)

    ResponderEliminar
  3. Amo a combinação de presunto, ervilhas, massa e molho branco... talharim à parisiense é minha massa predileta e sua foto me deixou com agua na boca e deu vontade de experimentar com o azedinho do limão. Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. hum que bonita que ficou a massa.
    uma combinaçao que uiria fazer sucesso aqui

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !