16 de agosto de 2010

Blondie de chocolate branco e hortelã




Aquando das suas férias na ilha Terceira - no mês passado, a minha querida amiga francesa Véronique C. ofereceu-me o seu último livro publicado, La Menthe * Dix Façons de la Préparer - ou seja: Hortelã * Dez Maneiras de prepara-la. O livro - muito bonito e cuidado - traz dez receitas originais e criativas, todas preparadas com diversas variedades de hortelã fresca. Jantamos e almoçamos algumas vezes em casa da Véronique e tivemos a ocasião de provar uma ou outra iguaria do livro, entre as quais o delicioso blondie de chocolate branco e hortelã da página 10, confeccionado pela própria autora. Gostei tanto que fiz a receita em casa este fim de semana para servir num lanche entre amigos. Um blondie é o equivalente claro do conhecido brownie americano de chocolate, um bolo baixo, húmido e fofo aos quadrados. Esta versão fica excelente, pois a hortelã-chocolate dá uma frescura maravilhosa ao bolo, cuja consistência húmida derrete na boca. Uma sobremesa óptima para o calor do Verão! Para que o blondie fique perfeito, é imprescindível respeitar a temperatura do forno e o tempo de cozedura - curto. E fica muito mais saboroso degustado no dia seguinte à sua confecção, após conservação em alumínio alimentar, no frigorífico. Um autêntico pecado da gula...!

Ingredientes para 4-6 pessoas
  • 12 g de hortelã-chocolate fresca* (+/- 40 folhas médias)
  • 200 g de chocolate branco para culinária
  • 125 g de manteiga + um pouco para untar
  • 65 g de açúcar amarelo
  • 2 ovos
  • 35 g de miolo de amêndoa moído (sem pele)
  • 70 g de farinha
* a hortelã-chocolate - também conhecida como hortelã-pimenta, caracteriza-se pelo seu aroma peculiar, parecido com o do cacau. Na falta desta, pode usar uma quantidade equivalente de hortelã comum

Preparação

Pré-aquecer o forno a 160ºC. Untar uma forma ou uma assadeira pequena - rectangular ou quadrada - com manteiga e forrar com uma folha de papel vegetal. Reservar.

Colocar as folhas de hortelã juntamente com o açúcar num almofariz. Pisar muito bem até a hortelã se apresentar finamente esmigalhada e misturada com o açúcar. Reservar.

Partir o chocolate branco em pedaços e colocar num recipiente resistente ao calor - ou num tacho anti-aderente, juntamente com a manteiga. Levar ao lume em banho-maria, mexendo com uma colher de pau ou uma espátula até ficar tudo bem derretido e cremoso.

Retirar do lume. Incorporar a mistura de açúcar e hortelã com o auxílio de uma vara de arames.

Adicionar os ovos - um de cada vez, batendo com a vara de arames após cada adição. Juntar o miolo de amêndoa moído e a farinha. Envolver com a vara de arames.

Transferir a massa para a forma e levar ao forno por 25 minutos, a 160ºC.

Retirar o bolo do forno e deixar arrefecer por completo antes de desenformar. Embrulhar o bolo numa folha de alumínio alimentar e reservar no frigorífico de um dia para o outro.

Retirar o bolo do frigorífico 10 minutos antes de servir. Cortar em 8 quadrados e servir.

Fonte : receita adaptada do livro La Menthe * Dix Façons de la Préparer, de Véronique Chapacou - Ed. de l'Epure (França)

Açúcar amarelo : Açúcar não refinado de cor amarela-castanha - Almofariz : Pilão - Arrefecer : Esfriar - Frigorífico : Geladeira - Papel vegetal : Papel manteiga

13 comentários:

  1. Esta maravilhoso esse blondie, lindo!!!
    Bjs, boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  2. Está uma tentação, realmente.
    Acho que vou experimentar em breve!!!
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Adorei, deve ficar com um sabor óptimo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ficou uma beleza!
    Nunca provei blondies. Esta tem um charme espcial.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  5. http://portodaspipas.blogs.sapo.pt/1017017.html

    Parabéns pelo excelente espaço.

    ResponderEliminar
  6. Que bela especialidade, chocolate branco e hortelã deve combinar super bem :)

    ResponderEliminar
  7. mmm, que tentador! uma receita a experimentar!
    bjs
    Sofia

    ResponderEliminar
  8. Fiz este blondie esta tarde! Doce e exótico simultaneamente. É simplesmente maravilhoso:)
    Muito obrigada por partilhar.

    Rita

    ResponderEliminar
  9. Fico feliz por ter gostado, Rita. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. naoi sabia da existencia dos blondies.
    mas por o que aqui vejo elvira sao fantasticos.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Já fiz este blondie e adorei! Mas talvez ao repetir ponha um pouco menos de hortelã (25 ou 30 folhinhas) pois pareceu-me que a hortelã tapou um pouco o sabor do chocolate branco. Uma bombinha calórica muito boa, vale a pena!

    ResponderEliminar
  12. Já o encontrei!!! Ainda tenho o sabor deste blondie na boca... delicioso. Devo-o fazer no próximo fim de semana e depois digo alguma coisa.

    Beijinhos.

    P.S- Adorei o nosso convivio. É bom conhecer pessoas genuínas como tu.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !