5 de dezembro de 2009

Arroz de cenouras e ervilhas



Este delicioso arroz tradicional cuja receita é oriunda da cidade minhota de Fafe fica muito bem a acompanhar assados de carne...

Ingredientes para 6 pessoas

- 300 g de arroz carolino
- 400 g de ervilhas frescas ou descongeladas
- 1,2 l de caldo de carne quente
- 120 g de cenouras cortadas em cubos muito pequenos
- 1 cebola grande picada finamente
- 1 folha de louro
- 2 dentes de alho picados finamente
- 150 ml de azeite
- sal

Preparação

Aquecer o azeite num tacho. Juntar a cebola picada, a folha de louro, os alhos, os cubos de cenoura e as ervilhas. Refogar até a cebola alourar ligeiramente.

Regar com uma pequena quantidade de caldo e levar a ferver. Baixar o lume e deixar borbulhar até os legumes começarem a ficar tenros.

Adicionar o caldo restante e levar a ferver. Juntar o arroz e misturar. Temperar com sal. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando até o arroz se apresentar cozido e ter absorvido o líquido.

Desligar o lume e deixar repousar por 5 minutos - com a tampa - antes de servir.

Fonte : receita adaptada do livro Tesouro da Cozinha Regional Portuguesa, de Maria Odette Cortes Valente - Ed. Temas e Debates (Portugal)

3 comentários:

  1. Que maravilha, querida!

    Como eu gosto: simples, rápido, aromático e de lindíssimo aspecto.

    Parabéns. Bj!!!

    ResponderEliminar
  2. o arroz é exactamente como eu gosto!!! TAL E QUAL!

    ResponderEliminar
  3. Um arroz banal, mas certamente a resultar muito bem. Porquê? Boa técnica, coisa essencial em pratos simples. Por exemplo, a coisa importante de deixar sempre um arroz abafar com o lume apagado e sem mexer. Mas deve haver um engano. 300 g de arroz carolino são 4 dl em volume, o que nunca pode cozer em 1,2 l de caldo. Fica sopa, nem sequer malandrinho ( a não ser que seja adicionado aos poucos e durante tempo mais prolongado, estilo confecção do risoto). Eu gosto de usar 1,5 x volume de líquido, para ficar relativamente seco, mas admito 2 x. Agora 3 x é que me parece demasiado.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !