7 de novembro de 2009

Filetes de peixe-porco



Descobri o peixe-porco - que alguns pescadores chamam "pampo "apesar de não se tratar da mesma espécie de peixe - há uns meses atrás, em casa de uns amigos queridos da ilha Terceira. Nunca tinha provado tal bicho antes e fiquei simplesmente rendida pois é excelente. Dá uns filetes grandes, espessos, brancos e firmes que acho superiores aos do bacalhau fresco, tanto à nível de textura como de sabor.

Recentemente, tenho encontrado filetes de peixe-porco à venda em algumas peixarias da ilha por menos de 4.00 €/kg - mais baratos no entanto que filetes de panga ou sei lá o que é, aquele peixe rasca criado em viveiros à base de rações em águas de rio sujas, algures no Vietname, e cuja venda deveria ser proibida na Europa...[veja aqui em que condições são criados os peixes e tenho a certeza que nunca mais comprará filetes de panga].

O peixe-porco deve o seu nome aos grunhidos que emite quando é retirado do mar. Os pescadores têm de ter algum cuidado com ele, pois possui dentes grandes e afiados que sabe usar quando se sente atacado.

Daquilo que sei e li em publicações culinárias daquele país, é comercializado no Brasil - onde também é chamado porquinho, mas não em Portugal continental onde é apenas consumido por pescadores - profissionais ou amadores. Julgo que será por necessitar de algum arranjo; a sua pele é tão áspera e espessa que os pescadores açorianos usavam-na como lixa para os barcos, segundo os meus amigos terceirenses Paulo, Fernando e José Adelino. Além do mais, só se aproveitam mesmo os filetes.

O peixe-porco consta na lista da pesca sustentável. No entanto, se conhecer algum pescador que lhe-o possa fornecer, não hesite em provar: é realmente muito bom. Na Terceira, a peixeira vende-me os filetes limpos de espinhas e sem a pele, mas se não conseguir encontrar peixe já arranjado, a pele é tão espessa que se arranca com bastante facilidade, puxando-a de a cauda para cima após remoção da cabeça (ver imagens aqui).

Pode ser cozinhado como o bacalhau fresco ou a pescada - frito, assado, cozido, etc. Se resolver grelhar os filetes, convém guardar-lhes a pele para não se desfazerem. A primeira vez que cozinhei peixe-porco em casa, optei por uma receita clássica e que resulta sempre bem. Coloquei os filetes numa marinada tradicional açoriana parecida com esta durante umas horas. Depois, escorri os filetes antes de os passar por farinha de milho amarela. Levei a fritar em óleo vegetal aquecido até ficarem dourados e reguei com um fio de limão. Um pitéu...!

Saber mais sobre o peixe-porco aqui


13 comentários:

  1. engraçado,as coisas que aprendemos na blogosfera,nunca ouvi falar neste peixe,obrigado pela dica,bjs

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei, mas pelo aspecto, deve ser ótimo.

    ResponderEliminar
  3. Estou sempre a aprender! Pena é não haver à venda em Portugal continental este peixinho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Querida Elvira,
    Adoro filetes! Fazer filetes com peixe acabado de pescar nos nossos mares, vai sendo cada vez mais, uma raridade.
    Obrigada Elvira pela informação sobre as batatas! Não fazia a ideia que metê-las no micro-ondas as tornava mais crocantes e menos absorventes ao óleo.
    Fiz as suas Queijadas de Iogurte. São uma verdadeira delícia!
    Bom fim de semana para si Elvira.

    beijinhos

    (Leonor)

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia mas também não conheço o panga. De facto é um senhor filete :)

    ResponderEliminar
  6. Nao conhecia este peixe! os teus filetes ficaram com um aspecto delicioso!
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Desconhecia este peixe, mas adorei a explicação e a fotos. Agora fiquei curiosa, pois o filete ficou com bom aspecto.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Cara Evlvira

    Primeiro preciso dizer que o seu blog é um dos melhores da net, muito simples e extremamente elegante! Moro na cidade de Cabo Frio no estado do RJ,fica no litoral e meu marido faz caça submarina sempre que tem tempo e quando ele traz estes peixes eu fico muito feliz! Os bichinhos são feios mas a carne è realmente muito boa! Ah aqui eles são chamados também de peruá.
    Com carinho
    Cátia Milhomens

    ResponderEliminar
  9. Cara Cátia,

    Agradeço muito as suas tão gentis palavras sobre o meu blog. :-)

    De facto, o peixe-porco não é muito bem parecido, mas o seu sabor é delicioso.

    Abraço dos Açores.

    ResponderEliminar
  10. Eu nunca comi peixe porco... mas conhece-o muito bem... sempre que vou pescar ao meu lado alguem apanha sempre algum :P hhihi
    Tá com um aspecto delicioso :P

    bjins ;)

    ResponderEliminar
  11. NUnca comi peixe porco....mas ja ouvi falar!!! tenho uns colegas meus q pescam isso!!! tem bom aspecto sim senhor!!!!

    ResponderEliminar
  12. Um dos paladares que guardo da minha infância. É uma das coisas boas de se crescer em ilhas: peixe fresco e delicioso nunca falta na mesa. Para mim a melhor forma de comer o peixe porco é mesmo esta: filetes, de preferência depois de terem estado em vinha-de-alhos. Divinal!

    ResponderEliminar
  13. Olhem só o Peroá, delícia de iguaria...
    PEROÁ o petisco mais vendido nas prais do Espirit…: http://youtu.be/Y4LYMwwJCfQ

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !