7 de junho de 2009

Massa com amêijoas e chouriço



Há tempos, uma amiga canadiana - a Louise, ofereceu-me um livro da autoria de Daniel Pinard, um famoso apresentador de programas culinários televisivos do Québec, a região francófona do Canadá. O livro - muito bem escrito - traz um capítulo que não me deixou indiferente, pois o título é "O Portugal do meu coração". Daniel Pinard revela nele receitas bem populares entre a comunidade portuguesa de Montréal, muitas delas divulgadas por cozinheiros profissionais estabelecidos naquela grande cidade norte-americana. Para nós que vivemos em Portugal, não deixa de ser curioso ver como a nossa culinária tradicional é interpretada pelo mundo fora. Neste simples prato de massa com sabores tipicamente lusos, por exemplo, notam-se já várias influências de outras comunidades: americanas [no uso de amêijoas de conserva], italianas e até francesas...

Ingredientes para 4 pessoas

- 250 g de massa tagliatelle nº4 (ou taglioni, esparguete...)
- 125 g de chouriço de carne magro, cortado em rodelas finas*
- 2 latas pequenas de amêijoas de conserva**
- 230 ml de vinho branco seco
- 1/2 ramo de salsa
- 2-3 dentes de alho espremidos
- 2 chalotas francesas, picadas finamente (ou 1 cebola pequena)
- sal

* usei linguiça regional
** as amêijoas enlatadas de marca Geisha encontram-se à venda nas lojas americanas de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória (Terceira)

Preparação

Aquecer uma frigideira anti-aderente em lume forte. Grelhar as rodelas de chouriço em seco até se apresentarem douradas. Escorrer as rodelas de chouriço sobre papel absorvente e reservar.

Escorrer as amêijoas, reservando o líquido.

Colocar o líquido das conservas num tacho pequeno, juntamente com o vinho branco, a salsa previamente picada, os alhos espremidos, as rodelas de chouriço e as chalotas picadas. Levar a ferver e deixar o líquido reduzir para metade, com o tacho destampado.

Entretanto, levar a massa a cozer "al dente" numa grande quantidade de água a ferver temperada com sal. Escorrer a massa e voltar a coloca-la no tacho onde cozeu.

Juntar as amêijoas escorridas ao tacho do molho, só para aquecer. Adicionar o molho de amêijoas e chouriço à massa. Envolver delicadamente e transferir para um prato fundo previamente aquecido. Servir de imediato.

Fonte : receita adaptada do livro Encore des Pinardises, de Daniel Pinard - Ed. Boréal (Québec, Canadá)

Massa : Macarrão - Esparguete : Espaguete - Chouriço : Lingüiça portuguesa - Canadiana : Canadense - Ramo : Maço - Chalota : Echalote

6 comentários:

  1. Estou fazendo uma campanha de doações para meu projeto da minibiblioteca comunitária e outras atividades para crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todas as pessoas de bom coração,pode doar de 5,00 a 20,00.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. A culinária reinventada, muitas vezes, fica a ganhar :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Elvira!!
    Quantos quitutes deliciosos em sua cozinha, hein?! :)
    Tô amando saborear...
    Saudadooocê....Vinni

    amehliadigital.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Os teus pratos ficam sempre tão lindos!
    Olha gostei mto de saber que a nossa culinária corre mundo... e é bom reinventar coisas... isso ve se nesta receita...que deve ser divinal!
    uma beijoka grande e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Que bom!!mais uma que deve ter ficado 5*

    ResponderEliminar
  6. Que coisa mais fascintante Elvira. Estou encantada com esta receita.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !