4 de julho de 2007

Bolo de figos secos



Este pão doce com frutos secos e canela, típico do Ribatejo, tem um sabor "à antiga" maravilhoso. Relembra mesmo lanches de infância no campo, em casa de tias-avós... Uma delícia simples e rústica para acompanhar o café da tarde.

Ingredientes para 8-10 pessoas

- 500 g de farinha para bolos com fermento*
- 500 g de açúcar
- 400 g de figos secos
- 250 g de manteiga amolecida (ou margarina vegetal)
- 6 ovos
- 1,5 dl de leite
- 5-6 colheres (sopa) de aguardente
- 1 colher (sobremesa) de canela em pó
- manteiga e farinha para a forma

* ou 500 g de farinha + 1 colher (sobremesa) de fermento em pó



Preparação

Cortar os figos secos em cubinhos pequenos e colocá-los numa tigela. Regar com a aguardente, envolver e deixar macerar por 1 hora.

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda de buraco com manteiga e polvilhar com farinha. Reservar.

Numa tigela, bater muito bem a manteiga com o açúcar. Juntar os cubinhos de figo previamente escorridos (reservar a aguardente) e envolver.

Adicionar os ovos, a canela, o leite e a aguardente reservada. Misturar muito bem.

Incorporar a farinha previamente peneirada, sem parar de bater até a massa ficar lisa e homogénea.

Transferir a massa para a forma e levar ao forno por aproximadamente 1 hora, a 180ºC. Verificar a cozedura da massa com um palito ou uma lámina fina. Desenformar o bolo e deixá-lo arrefecer sobre uma grelha.


Aguardente : Cachaça, pinga

15 comentários:

  1. Olá, Elvira.
    Um bolo com figos secos deve ser uma delícia !!!
    Manda para cá um pedaço, hi, hi...
    Bjokas.

    ResponderEliminar
  2. Lindo mesmo este bolo, também parece bastante com uma rosca recheada.
    abraços.

    ResponderEliminar
  3. lindo esse bolo e a combinação de pinga com figos deve ser incrível! bjos

    ResponderEliminar
  4. Elvira, não conhecia este bolo de figos secos e fiquei, sinceramente, impressionada. Eu aqui era capaz de acrescentar um pouco de mel... não me perguntes porquê. É que ao ler a receita, pareceu-me que ficaria bem o gosto do mel neste bolo... mas como sou meia maluca, não me ligues!

    Mais uma receita ao nível de uma mulher fantástica!
    Beijinhos da tua fã nº 1.

    ResponderEliminar
  5. De facto, Brites, quando comi a primeira fatia de bolo, que estava muito bom, pensei: "Para a próxima, talvez lhe junte 1 colher de mel...". :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Elvira o bolo é uma delicia como sempre o que sai dessas mãozinhas.um bjs Natércia)...

    ResponderEliminar
  7. Esse bolinho daqui a pouco para o meu lanche é que era! ;) Deve ser delicioso!

    ResponderEliminar
  8. Ai, que vontade de fazer bolo, Elvira! Faz tempo que não faço!
    Este aqui está maravilhoso!

    ResponderEliminar
  9. Adorei Elvira. Mais uma receita preciosa que você compartilha conosco. Beijo.

    ResponderEliminar
  10. ui.. acho que vou experimentar esse bolo para o meu pai que adora figos secos. obrigada ;-)

    ResponderEliminar
  11. Elvira, essa receita eu vou fazer, doa a quem doer! nao vai ficar cem por cento portuguesa, pois nao tenho aguardente, mas vou usar brandy na cara dura. obrigada, adorei, muitos beijos!

    ResponderEliminar
  12. Adoro bolos com figos secos!!!
    Eu costumo fazer um mas é com os figos triturads e é óptimo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Elvira, adoro figos secos...e este bolo deve ser muito bom...vou experimentar!
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Eu ando atrasada aqui mas agora já vou me inteirar das novidades.

    ResponderEliminar
  15. Pois é, Elvira e outros compoanheiros daqui... Finalmente contei o que fazer com as frutas secas...

    Mas vou fazer este bolo.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !