1 de setembro de 2008

Köttbullar (almôndegas suecas)



A primeira vez que comi köttbullar foi no restaurante da loja Ikea de Lisboa. Achei o prato simplesmente horroroso. As almôndegas eram confeccionadas com uma carne sem sabor, muito moída, e foram-me servidas a banhar num molho acastanhado intragável que ainda sabia ao pacote de onde tinha saído... Quem come uma vez naquele local desconfortável que cheira à cantina fica com uma péssima ideia da culinária sueca, sem dúvida. Como não gosto de julgar nada pela primeira impressão, resolvi dar uma nova oportunidade às köttbullar preparando-as em casa com carne de boa qualidade e seguindo uma receita do blog francês Passion Culinaire. Não igualaram as almôndegas portuguesas, mas até ficaram boas...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 500 g de carne magra (novilho e porco) picada no talho
- 250 ml de leite
- 75 g de pão ralado
- 1 ovo
- 1 cebola picada finamente
- sal & pimenta branca em pó
- 1 colher (chá) de pimenta da Jamaica moída
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de óleo vegetal

Preparação

Aquecer 1 colher (sopa) de manteiga numa frigideira e refogar a cebola picada até ficar mole e transparente, sem deixar queimar. Retirar a frigideira do lume e reservar.

Demolhar o pão ralado no leite.

Colocar as carnes picadas numa tigela grande. Juntar o pão ralado demolhado previamente escorrido, a cebola refogada e o ovo. Temperar com sal, pimenta branca e a pimenta da Jamaica. Misturar muito bem com um garfo tentando não esmagar demasiadamente a carne.

Moldar almôndegas do tamanho de nozes, enrolando pequenas quantidades do preparado entre as palmas das mãos. Colocar as almôndegas num prato ligeiramente molhado.

Aquecer a manteiga restante com o óleo numa frigideira, em lume médio. Juntar as almôndegas e dourar de todos os lados, sacudindo a frigideira com frequência até ficarem cozidas no ponto.

Escorrer sobre papel absorvente e servir de seguida, acompanhando com salada de pepino e batatas fritas.

Carne picada : Carne moída - Talho : Açougue - Pão ralado : Farinha de rosca - Papel absorvente : Papel toalha

18 comentários:

  1. Olá bom dia
    Gosto muito do teu blog, dei uma olhadela aos 3, mas como os outros dois são em Françês não percebo.
    Tens receitas óptimas neste blog.
    Com a tua autorização coloquei guardei-te nos meus favoritos.
    Beijinhos
    Keep up the good work

    ResponderEliminar
  2. Felizmente a primeira vez que fui ao Ikea já estava sobre aviso em relação à "cantina" e não pus lá os pés.
    No entanto a curiosidade sobre a culinária sueca é grande por isso acho que vou seguir o teu exemplo e tentar recriar em casa estas almondegas.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Elvira como sempre está uma maravilha...um bjo Natércia...

    ResponderEliminar
  4. As almôndegas do Ikea são um dos meus ódios de estimação. Uma amiga dizia que eram muito boas e eu acreditei...São, tal como tu dizes, horríveis.

    Confesso que a comida sueca não figura de todo no meu top 10 (antes pelo contrário...está muito cá para baixo) mas olha que esta receita convenceu-me!

    bjs e saudades

    ResponderEliminar
  5. Sou fã de almôndegas e estas me chamaram a atenção! Vou experimentar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. A tua descrição da cantina e do molho a saber a pacote assusta qualquer um. Não há nada como a comida caseira :) Não conheço a culinária sueca. Se calhar a comida no Ikea também vem empacotada e nós é que temos que a saber montar para saborear ;)

    ResponderEliminar
  7. Por acaso também conheço e posso dizer que a descrição está a 100%
    A minha sorte é que eu estava cheia de fome......ía o prato todo para o lixo.
    Mas como gosto muito de almondegas estavas vou ter de fazer.
    Obrigada!
    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto de comida sueca e ainda mais da norueguesa que é igual (desculpem) mas como gosto mais do país...enfim...tudo isto para dizer que essas almondegas estão muito boas... e se me permite...para quem gosta de comida sueca e percebe inglês pode sempre recorrer a este blog http://annesfood.blogspot.com/
    desculpe o abuso Elvira...beijinho

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde
    Gosto de ver as receitas e às vezes expeimenar. Fiz a mousse de chocolate branco tendo seguido à risca a sua receita, no entanto ficou muito liquida. É assim? Ou falhou algo?. P. F. tire-me a dúvida. Obrigada. Fique bem. Margarida

    ResponderEliminar
  10. Margarida, não é normal a mousse ter ficado líquida. Será que as claras estavam suficientemente firmes...?

    ResponderEliminar
  11. Nossa bem diferentes e ficam com uma carinha apetitosa!
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Gosto tanto de almondegas que fiquei com vontade de experimentar estas (as da Elvira, não as do Ikea...).
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Eu já provei as do Ikea e sinceramente achei óptimas.. gostos não se discutem :)

    ResponderEliminar
  14. puxa! eu estava procurando esta receita pq comi na ikea... nao me lembro exatamente o gosto da almondegas em si, acho que o molho etc estavam mais interessantes (porquanto diferentes).
    mas como fui com uma amiga SUECA, justamente, com saudades da comida da avo... em todo caso, vou tentar sua receita!

    ResponderEliminar
  15. Vc foi no de portugal, vc tem q ir na ikea da suecia em estocolmo. esse molho q vc citou horroroso, eles vendem em po, vc so precisa colocar creme de leite e agua. eles tb vendem sylt lingon, um tipo de fruta vermelha, nao eh framboesa. eh isso, espero que um dia vc va la, eh gostosinho claro q nao se comprara com feito em casa!

    ResponderEliminar
  16. Ainda não provei as do IKEA, mas na temporada que passei na Finlândia comi imensas vezes almôndegas e adoptei a receita cá para casa. Permita-me o reparo: fritar as almôndegas só em manteiga, dourá-las bem e depois tirar para o lado. Deitar natas e um pouco de caldo de carne para fazer o molho (brun sas); servir com puré de batata, groselhas ou em compota ou esmagadas com um pouco de açúcar (lingonsylt)e pepino em pickles. Esta é a forma mais tradicional de se comerem as almôndegas lá para cima e uma versão natural e mais saborosa da que servem no IKEA.
    Parabéns pelo excelente blog!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !