3 de outubro de 2007

Chipas




As chipas - ou pão Yucca - são umas espécies de pães de queijo oriundas da Bolívia mas muito populares em toda a América Latina, onde costumam ser vendidas na rua pelas mulheres. Foi no lindo blog From our home to yours que vi a receita pela primeira vez. As chipas da Cris têm tido muito sucesso na blogosfera: que eu saiba, já foram também testadas pelas nossas amigas Akemi e Letrícia. De facto, são muito boas em qualquer ocasião: ao pequeno-almoço ou ao lanche, servidas como aperitivos ou acompanhamento de refeições ligeiras, etc. As minhas ficaram com a supérficie um pouco estalada, mas julgo que foi por causa do tipo de queijos que usei. Segui as instruções da Cris, só que substitui o polvilho azêdo por polvilho doce. Obrigada pela receita, querida Cris. Adoramos! O meu marido devorou logo umas quatro ou cinco quando chegou à casa...

Ingredientes para +/- 6 unidades médias (ou 12 pequenas)

- 2 chávenas (chá)* de polvilho doce (ou azêdo) (1)
- 1,5 colheres (chá) de fermento em pó
- 2 ovos
- 150 g de queijo ralado (2)
- 1 colher (café) de sal fino
- leite q.b.
- óleo para untar

* 1 chávena (ou xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte
(1) o polvilho é uma espécie de farinha muito fina à base de mandioca. Doce ou azêdo, encontra-se à venda juntamente com as farinhas ou os produtos estrangeiros na maior parte dos supermercados e hipermercados de Portugal.
(2) usei uma mistura de mozzarella e de queijo da Ilha. Mas julgo que as chipas também ficam boas com gruyère, queijo flamengo, emmental, etc...

Preparação

Retirar a placa do forno e forrá-la com papel vegetal untado. Reservar. Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Colocar o polvilho, o fermento, os ovos, o queijo ralado e o sal num robot de cozinha. Accionar o robot por uns segundos, juntando pequenas quantidades de leite até a massa se apresentar maleável.

Untar as mãos com óleo e moldar as chipas (em meias-luas, argolas, tranças, etc.). Colocar sobre a placa do forno com algum espaço entre cada porção de massa.

Levar ao forno a 190ºC por aproximadamente 20 minutos, ou até as chipas se apresentarem firmes e muito levemente douradas. Deixar amornar um pouco antes de servir.

Ver também : Pão de queijo

Mozzarella : Mussarela - Pequeno-almoço : Café da manhã - Robot de cozinha : Processador de alimentos - Queijo flamengo : Queijo prato - Papel vegetal : Papel manteiga

22 comentários:

  1. Que lindas! Eu também comia 3 ou 4 com esse aspecto divinal :)

    ResponderEliminar
  2. Essa receita realmente está fazendo sucesso neh?
    Os seus ficaram lindos =)

    ResponderEliminar
  3. Parecem deliciosas,estou de água na boca!

    ResponderEliminar
  4. Eu conheci as chipas aqui em Buenos Aires e achei parecidas ao pao de queijo do Brasil. Gosto das duas receitas.Agora,essas suas da foto esto linda ,dá vontade de fazer.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Querida Elvira eu sou pior que as que chegaram primeiro eu comia tudo.um bjs Natércia...

    ResponderEliminar
  6. Está todo mundo fazendo as chipas...já está na minha lista!
    bjoca,
    Nina.

    ResponderEliminar
  7. Fiquei surpreendida por dizer que não encontra bulgur com facilidade. No Porto, eu encontro bulgur até no Continente e nas ervanárias. Sei que em Lisboa também vendem...
    Beijos :)

    ResponderEliminar
  8. Querida Lídia, já andei à procura no Continente de Leiria, no Intermarché, etc. e nunca encontrei; e no entanto, há por lá coisas das mais exóticas. Vou tentar no Celeiro ou assim. :-)

    ResponderEliminar
  9. Que ótimo que vc fez com o doce! Ficaram lindas as suas, não é à toa que o marido logo logos uns tantos! Tb está na linha lista para experimentar!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  10. Fiquei curiosa com o sabor deste queijo da ilha! Suas chipas ficaram apetitosas, Elvira! Também encheria a mão para comê-los! ;-)

    ResponderEliminar
  11. Elvira, uma vez usei polvilho azedo numa receita de pão e não me agradou o resultado, mas assim substituindo por polvilho doce, acho que vou ser a próxima a provar chipas.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Querida Akemi, o queijo da Ilha, feito com leite de vaca, é produzido no arquipélago português dos Açores. É um queijo de massa firme, com um sabor levemente picante e salgado. Muito bom! Acho-o parecido com o comté francês.

    ResponderEliminar
  13. Que coida maravilhosa elvira!!!

    Confesso que sinto um pouco de preguiça para fazer paozinho de queijo. Aqui o supermercado vende pacotinhos com paozinho congela em vários tamanhos e ainda tem a opção de recheio.

    Dias atrás comprei um com recheio de requeijão que estava divino!!!!

    Imprimi a receita, é já faz parte do meu fichário, vou fazer, depois volto e te conto!!!!

    Bjundas

    ResponderEliminar
  14. Lá em casa gostamos muito dessas igüarias de polvilho. ficaram com uma cor linda.

    ResponderEliminar
  15. Elvira, que delícia, vou receber visitas para o jantar e acho que vou fazer de aperitivo! Fico feliz que tenha gostado e que o marido também, assim pois, só falta você conhecer mesmo nossa terra, pois já pegou gosto pela nossa comida! Bjs!

    ResponderEliminar
  16. parece bom e fácil.
    Vou tentar um dia destes...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Elvira chipas realmente são uma delicia!As suas arrasaram!

    ResponderEliminar
  18. Que divinas.E que bacana ver que mais uma vez a receita postada pela Cris esta agradando a muitos.

    ResponderEliminar
  19. Eu também tenho visto estes pãezinhos por aqui (blogosfera) e tenho andadocom vontade de fazer. Nunca usei polvilho (nem doce nem salgado) e por isso inibe-me de tentar. Um dia destes experimento e digo qualquer coisa.... ;)

    ResponderEliminar
  20. Nossa, perfeito!!Amo queijo e essa receita lembra o meu maravilhoso pão de queijo mineiro. bjos

    ResponderEliminar
  21. Essa receita é maravilhosa, me fez ficar com água na boca.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  22. Devem ser de comer e chorar por mais!
    Vou querer experimentar em breve, pois conheço bem o sabor das receitas da Cris... já fiz o pão dela e digo-te que adorei!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !